Deputado homenageia docente que participa de grupo da NASA | aRede
PUBLICIDADE

Deputado homenageia docente que participa de grupo da NASA

Marcella integra um grupo composto por outros pesquisadores das universidades Southwest Research Institute (EUA), da Califórnia (EUA), de Vienna (Áustria) e de Oxford (Reino Unido).

Docente ponta-grossense Marcella Scoczynski.
Docente ponta-grossense Marcella Scoczynski. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Marcella integra um grupo composto por outros pesquisadores das universidades Southwest Research Institute (EUA), da Califórnia (EUA), de Vienna (Áustria) e de Oxford (Reino Unido)

A pedido do deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou uma moção de aplauso dirigida à professora Marcella Scoczynski, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Ponta Grossa), que foi selecionada pela NASA para fazer parte dos estudos sobre a origem dos ventos solares e os impactos em nosso planeta.

Marcella integra um grupo composto por outros pesquisadores das universidades Southwest Research Institute (EUA), da Califórnia (EUA), de Vienna (Áustria) e de Oxford (Reino Unido), que está analisando os dados coletados pela sonda espacial Parker Solar Probe. O veículo foi lançado em agosto de 2018 e é o objeto mais veloz já lançado pelo homem com capacidade de atingir até 700 mil quilômetros por hora no entorno do sol.   

De acordo com a professora, os ventos solares não trazem prejuízos diretamente à saúde dos humanos, a não ser para os astronautas que ficam expostos às radiações. Já os equipamentos como satélites e aparelhos de navegação das aeronaves e de navios, por exemplo, podem ser afetados diretamente. Sem contar que todo o sistema de transmissão de energia elétrica pode ser derrubado diante de uma “ventania” mais forte. Na terra, os ventos solares podem ser vistos a partir das auroras boreais, fenômeno caracterizado por luzes coloridas no céu, nas regiões polares.

Marcella é formada em Engenharia da Computação pela UEPG e doutora em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Ela já atuou diretamente na iniciativa privada e há doze anos a pesquisadora se dedica ao meio acadêmico. “A professora Marcella é um orgulho para os paranaenses. Por isso merece nosso reconhecimento e aplausos pela conquista”, enfatizou o deputado.

Informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE