Prefeitura contesta números do TCE/PR sobre vacinas da covid | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura contesta números do TCE/PR sobre vacinas da covid

De acordo com a Prefeitura, a cidade já aplicou 82% das vacinas recebidas pelo Estado. Diferente dos 58.24% alegados pelo Tribunal de Contas.

Segundo o último 'Vacinômetro', de 16 de junho, Ponta Grossa aplicou 139.718 doses da vacina.
Segundo o último 'Vacinômetro', de 16 de junho, Ponta Grossa aplicou 139.718 doses da vacina. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

De acordo com a Prefeitura, a cidade já aplicou 82% das vacinas recebidas pelo Estado. Diferente dos 58.24% alegados pelo Tribunal de Contas

Nesta quinta-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) cobrou agilidade dos municípios paranaenses na aplicação de doses do imunizante da covid-19. Uma das cidades alertadas foi Ponta Grossa. De acordo com o TCE/PR, o município ponta-grossense teria aplicado apenas 58.24% das vacinas recebidas do Estado. Entretanto, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) contestou os dados do Tribunal, ao afirmar para o Portal aRede que já aplicou 82% dos imunizantes disponibilizados pela Saúde do Paraná.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), ela está trabalhando em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação (TI) para melhorias na plataforma de publicidade dos dados. “Esse processo está lento, pois a equipe da TI está focada, nesse momento, na operacionalização do site para os agendamentos da vacina. É importante entender que o Município tem o compromisso de acelerar a aplicação das doses recebidas e não necessariamente o preenchimento dos dados no sistema”, explica a nota da assessoria de imprensa do Executivo.

Além disso, o setor de Imunização da PMPG explica “que o sistema do Estado tem atualização mais lente, pois depende de preenchimento nominal e manual das doses. A digitação acontece após as aplicações extra muro, ou seja, após as ações efetivadas de vacinação. O Município tem feito uma força-tarefa para manter o sistema atualizado”, comenta a Prefeitura, ao lembrar que assim que os imunizantes chegam, as ações de planejamento e execução já acontecem.

Agilidade

O reforço a fiscalização sobre o desempenho dos 399 municípios paranaenses na vacinação contra a covid-19 se deve ao TCE/PR ter constatado, em várias cidades, uma grande defasagem entre o número de vacinas aplicadas e o total de doses recebidas. A partir de agora, o órgão de controle externo notificará periodicamente as prefeituras que apresentarem um índice de aplicação que fique abaixo do patamar.

No último fim de semana, Ponta Grossa aplicou mais de 9 mil doses do imunizante, por conta de mutirão. Segundo o ‘Vacinômetro’ da Prefeitura, o município já aplicou 139.718 primeiras doses da vacina.

Assuntos semelhantes:

PR recebe mais 234 mil doses de vacinas contra a covid-19.

Tribunal de Contas cobra agilidade da vacinação em PG.

Estudo mostra que pandemia acabará por último em PG.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right