UPA emite carta pública e reafirma situação crítica em PG | aRede
PUBLICIDADE

UPA emite carta pública e reafirma situação crítica em PG

Após a cidade de Ponta Grossa contabilizar mais de mil mortes em decorrente da covid, UPA Santa Paula emite carta pública para a população

UPA Santa Paula emite carta pública após PG superar mil mortes
UPA Santa Paula emite carta pública após PG superar mil mortes -

Hurlan Jesus

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após a cidade de Ponta Grossa contabilizar mais de mil mortes em decorrente da covid, UPA Santa Paula emite carta pública para a população

Ponta Grossa contabilizou mais de mil mortes decorrentes à covid no último fim de semana. Nesta segunda-feira (14), a Fundação Municipal de Saúde contabilizou 42.655 casos confirmados de covid na cidade, sendo 25.797 recuperados, 15.702 em isolamento domiciliar, 40 na enfermaria, e 81 pessoas em leitos de UTI. Além de 1.014 óbitos e mais 21 mortes para ser confirmada.  Diante deste quadro, o corpo clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Santa Paula) emitiu carta pública detalhando a gravidade da situação.

“O sistema de saúde da cidade de Ponta Grossa encontra-se em situação crítica há meses, mas apresenta piora progressiva e entrou novamente em completo colapso. O Corpo Clínico da UPA Santa Paula já expôs a gravidade da situação diversas vezes às autoridades, não sendo conivente com o descaso à saúde da população”, relatam os funcionários da unidade.

Veja na íntegra a carta

Carta do Corpo Clínico da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santa Paula – Ponta Grossa/PR

Em decorrência do aumento significativo das contaminações pelo novo coronavírus no Município de Ponta Grossa/PR e na região dos Campos Gerais, bem como o total esgotamento dos recursos em razão da ocupação de todos os leitos destinados ao atendimento de pacientes com COVID, a situação da UPA Santa Paula é extremamente crítica. Pacientes graves que demandam cuidados intensivos e que, idealmente, seriam transferidos em pouco tempo para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), permanecem durante dias em nossa unidade devido a falta de leitos. Em razão desta demanda, a UPA tem funcionado como UTI, apesar de não ser dotada dos equipamentos necessários para prestar o devido atendimento, como gasômetro, hemodiálise, tomografia, médicos especialistas e rotineiro, por exemplo.

Além disso, há meses nossa unidade vem apresentando problemas com a rede de oxigênio, sendo solicitado diversas vezes pelos médicos plantonistas que o problema seja sanado, porém, até o momento, não tivemos uma solução satisfatória. A UPA conta apenas com um compressor odontológico para manter a vida dos pacientes intubados e chega a atender simultaneamente até doze pacientes em ventilação mecânica cujas vidas dependem de um aparelho inadequado para este fim. Além disso, este compressor, que já vinha apresentando problemas há semanas, parou de funcionar há alguns dias, não sendo consertado de forma eficaz até então.

Nesse momento há na UPA diversos pacientes em condições clínicas graves e que necessitam de intubação, porém não há condições estruturais para que a manutenção desses pacientes em um respirador seja segura.

O sistema de saúde da cidade de Ponta Grossa encontra-se em situação crítica há meses, mas apresenta piora progressiva e entrou novamente em completo colapso. O Corpo Clínico da UPA Santa Paula já expôs a gravidade da situação diversas vezes às autoridades, não sendo conivente com o descaso à saúde da população. Nós, como médicos da única Unidade de Pronto Atendimento com portas abertas para o atendimento de queixas respiratórias na cidade de Ponta Grossa, consideramos que a Secretaria Municipal de Saúde não está garantindo as condições mínimas necessárias para o atendimento da população, além de parecer omissa às diversas notificações realizadas pelo corpo clínico ao longo dos últimos meses, não apresentando soluções eficazes para a problemática exposta.

Informamos então que, nesse momento, a Unidade não tem condições de manter o suporte aos pacientes graves, bem como de receber novos pacientes, até que a estrutura necessária para atender a demanda seja restabelecida. Estamos empreendendo todos os nossos esforços para atender a população da melhor forma possível, cumprindo com nosso juramento e tomando todas as providências possíveis para que cada paciente seja devidamente atendido, dentro das nossas possibilidades.

Ponta Grossa/PR, 14 de junho de 2021

Corpo Clínico da Unidade de Pronto Atendimento de Ponta Grossa (Unidade Santa Paula)

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE