Declaração Anual é obrigatória para MEIs | aRede
PUBLICIDADE

Declaração Anual é obrigatória para MEIs

Sala do Empreendedor oferece curso para ensinar a fazer a declaração, além de outros programas de qualificação empresarial para MEIs

Para fazer a DASN é preciso ter em mãos o número do CNPJ e valor bruto do faturamento registrado no ano de 2020
Para fazer a DASN é preciso ter em mãos o número do CNPJ e valor bruto do faturamento registrado no ano de 2020 -

cintia.capri

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sala do Empreendedor oferece curso para ensinar a fazer a declaração, além de outros programas de qualificação empresarial para MEIs

Já está disponível para os Microempreendedores Individuais (MEI), até o dia 31 de maio, a Declaração Anual de Faturamento. É o documento que informa o valor total das vendas de mercadorias e serviços feitas no ano anterior. O preenchimento pode ser feito pelo próprio MEI, mas é comum surgirem dúvidas, principalmente entre os que vão declarar pela primeira vez. Para dar todas as orientações, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa oferece um curso on-line gratuito e específico sobre a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI).

“A ideia é facilitar para que o empreendedor aprenda a fazer sozinho”, explica Tônia Mansani, coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação e presidente Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon). Ela lembra que se, mesmo depois de participar da oficina, o empreendedor tiver dificuldade em preencher a DASN, pode participar de uma orientação em tempo real que é realizada no dia seguinte ao curso. Nesta segunda etapa o empreendedor tem a oportunidade de fazer a própria declaração juntamente com uma técnico da sala do empreendedor.

A entrega da DASN é obrigatória a todos os MEIs, independentemente do faturamento, sob o risco de ser multado.  “A gente sabe que muitas pessoas, no ano passado, tiveram faturamento zero, mas mesmo assim precisam fazer a declaração. Quem não fizer tem uma multa na Receita de R$ 50”, alerta Tônia.

Passo a passo DASN

Para fazer a DASN é preciso ter em mãos o número do CNPJ e valor bruto do faturamento registrado no ano de 2020. São basicamente cinco etapas:

- preencher o número do CNPJ

- informar se tem ou não funcionário

- informar se a atividade é de comercio, indústria ou serviço

- informar o valor do faturamento bruto de 2020

- transmitir a declaração

Aberta a temporada de qualificação para MEIs

No total, a Sala do Empreendedor oferece 12 cursos e palestras para o aperfeiçoamento de quem quer investir no próprio negócio. É importante destacar que a capacitação empresarial é diferente da qualificação profissional tem o objetivo de qualificar o microempreendedor individual para que ele cresça e possa expandir os negócios. Os cursos voltados para a formação empresarial disponíveis hoje na sala do empreendedor tem 2h de duração e são sempre em tempo real no período da noite, para que o empreendedor possa participar e interagir com os facilitadores.  

Cursos disponíveis:

  • De informal a empresário Legal
  • Oficina DASN
  • Como usar o WhatsApp Bussines
  • Finanças
  • Formação de Preço de Venda
  • Instagram para negócios
  • Mercado online
  • Tendências de mercado
  • Palestra tendências - Alimentos
  • Palestra tendências - Beleza
  • Palestra tendências - Comércio
  • Palestra tendências - Construção Civil

Programas especiais de qualificação

A sala do empreendedor tem ainda dois programas especiais, de maior duração, para quem quer se especializar ainda mais.

Decola:

É um programa aberto a todas as pessoas, com ou sem CNPJ, que tem uma ideia de negócio mas que não sabem como colocá-la em prática. “É uma das únicas atividades que a gente tem que não precisa ter CNPJ, é um programa de ideação, o participante não precisa ser empresário. Ele é voltado para quem quer empreender e não sabe por onde começar”, explica Tônia Mansani.

A primeira turma de 2021 começa no dia 03 de março. Os encontros são on-line com duração de 2h, sempre nas quartas-feiras por três semanas seguidas As inscrições são feitas pelo site: pontagrossa.pr.gov.br/decola

Voe:

É um programa com 60h de conteúdo ativo, voltado a empresários que buscam técnicas para desenvolver o negócio e se firmar no mercado. É realizado sempre às terças-feiras durante quatro meses. O programa Voe tem duas turmas por ano e os interessados são submetidos a uma seleção. A primeira turma de 2021 está prevista para o mês de abril. As inscrições são feitas pelo site pontagrossa.pr.gov.br/voe

Papo Reto

Magno Sipaúba, fundador da EBW Bank, é o convidado, na próxima terça-feira, na live Papo Reto, promovida pela Sala do Empreendedor, para falar sobre  a utilização do PIX como alternativa para as transações comercias. A transmissão será às 17h , pelo Facebook da prefeitura de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE