Decreto libera abertura das lojas em horário normal | aRede
PUBLICIDADE

Decreto libera abertura das lojas em horário normal

Restrições de abertura ao comércio foram suspensas pelo município. Lojas e shoppings voltam a abrir normalmente

Lojas do comércio de rua poderão voltar a abrir das 9h às 19 horas em Ponta Grossa
Lojas do comércio de rua poderão voltar a abrir das 9h às 19 horas em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Restrições de abertura ao comércio foram suspensas pelo município. Lojas e shoppings voltam a abrir normalmente 

A partir desta terça-feira, dia 20 de outubro, as lojas do comércio de Ponta Grossa poderão voltar a atender em horário normal, como ocorria antes do período da pandemia. Com a chegada do coronavírus, decretos municipais regulamentaram o funcionamento das lojas, sendo o primeiro deles em março, que estabeleceu a suspensão das atividades comerciais a partir do dia 23 de março. Desde então, foram diferentes decretos, restringindo o funcionamento por esse período de quase sete meses, e agora o novo decreto, publicado na noite desta segunda-feira (19), traz ânimo aos comerciantes.

Até esta segunda, o decreto em vigor era o de n° 17.663, desde 25 de agosto, que permitia a abertura, de segunda a sábado, das 10h às 18h, as lojas de vestuário e artigos pessoais; das 11h às 19h para lojas de eletrônicos e utilidades domésticas; e demais atividades não especificadas das 9h às 17h. Lojas dos shoppings centers estavam abrindo das 12h às 20h; e praças de alimentação das 11h30 às 20h. Agora, com a suspensão das restrições, o que passa a valer é o mesmo praticado antes da pandemia, ou seja, todas as lojas do comércio de rua, por exemplo, poderão abrir das 9h às 19 horas; e as lojas de shoppings das 10h às 22 horas de segunda a sábado; e das 14h às 20 horas nos domingos.

A medida traz um alívio aos comerciantes, informa o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, que também preside o Sindicado do Comércio Varejista (Sindilojas). “Muitos comerciantes comemoraram o fim das restrições”, informa. “Isso é importante porque não vai mais dividir o cliente. Antes confundia, saíam de manhã e pela tarde, mas agora vão ter mais tempo para comprar, o que também difunde mais o fluxo durante o dia”, completa, lembrando que todas as medidas com os cuidados, como uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento, serão mantidas.

Medidas restritivas duraram quase sete meses na cidade

O comércio ficou fechado em Ponta Grossa por duas semanas. Entre os dias 23 de março e 5 de abril, apenas poderiam abrir os serviços essenciais, como postos de combustíveis, farmácias, mercados, padarias, entre outros. A partir de 6 de abril, houve o funcionamento escalonado, das 10h às 16 horas, conforme o setor de atuação (lojas de eletrodomésticos e utilidades, por exemplo, poderiam abrir entre segunda e quinta-feira; de vestuários e artigos pessoais, nas terças e sextas). Já no dia 28 de abril, saiu a regulamentação da abertura de galerias comerciais. Depois, houve a liberação para atendimento em horário agendado, para as lojas dos diversos setores. Só em agosto houve a liberação para a abertura das lojas todos os dias, porém com o escalonamento de horário, conforme o setor.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE