Sem movimentar as mãos, menina usa boca para escrever
Publicado: 18/08/2015, 07:31
A pequena Poliana Vitória Lopes faz jus a um de seus sobrenomes e mostra que com força de vontade é possível superar grandes limitações. Portadora de uma doença que impede a formação de músculos vermelhos no corpo, a menina de nove anos vive em uma cadeira de rodas, sem movimentar as mãos e as pernas.
Moradora do bairro de Olarias, Poliana frequenta uma escola municipal da região pela parte da manhã e chama a atenção pela técnica desenvolvida para conseguir fazer anotações em sala de aula. “Ela consegue escrever com a boca. Não sabemos como isso começou. Quando fomos perceber ela já havia se adaptado a suas limitações e desenvolvido essa técnica. As primeiras expressões foram através de desenhos”, explica o pai, João Darc Lopes.
Devido a separação dos pais, a menina não vê a mãe há seis meses. Apesar das dificuldades, a criança não perde o sorriso no rosto. Segundo a avó, Jerse Maria Lopes, Poliana se destaca também pela sua inteligência. “Ela é muito esperta”, afirma ela que fica com a criança no período da tarde, enquanto o pai está no trabalho.
Zelador da Prefeitura de Ponta Grossa, Lopes revela que a menina enfrenta agora outro problema. “A cadeira usada para sua locomoção está com inúmeros problemas. Já quebrou, foi soldada e agora não atende as necessidades dela devido ao seu tamanho. Não temos como comprar outra. Esperamos que alguém possa nos ajudar”, comenta.
Informações do Jornal da Manhã.