Cáritas Diocesana ganha sede própria em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Cáritas Diocesana ganha sede própria em Ponta Grossa

Novo espaço fica no bairro Órfãs, em Ponta Grossa

Novo espaço fica no bairro Órfãs, em Ponta Grossa
Novo espaço fica no bairro Órfãs, em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Novo espaço fica no bairro Órfãs, em Ponta Grossa

 Fundada em 5 de agosto de 2007, a Cáritas Diocesana de Ponta Grossa tem como missão ‘testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do bem viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social’. Nesses 12 anos, a organização funcionou em espaço cedido pela Congregação da Missão, Lazaristas ou ainda Padres e Irmãos Vicentinos, na Rua Coronel Dulcídio, e no prédio da Cúria, onde está há cinco anos. Ontem (28), finalmente, a Cáritas ganhou sua sede própria.

A casa de 70 metros quadrados, tem sala, cozinha e três quartos, que serão transformados em salas de atendimento. Fica no bairro Órfãs, rua Padre César de Buss, 335, e pertence a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que cedeu o espaço à Cáritas em regime de comodato, por cinco anos. “Cada vez, que se renovar a diretoria da Cáritas, o comodato será revisto”, explicou o padre Claudemir do Nascimento Leal, pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “A paróquia resolveu entrar no processo de caridade da Diocese, e, já que a casa estava disponível, colocamos à disposição. A caridade é objetivo da Igreja e a paróquia também tem esse objetivo; unimos as duas coisas e emprestamos a casa”, justificou o pároco.

O presidente da Cáritas Diocesana, diácono Gilson Camilo da Silva, explicou que a casa ficou em reforma por 30 dias, quando um pedreiro da comunidade e mais algumas pessoas contratadas trocaram piso, telhado, forro, além das instalações elétrica e hidráulica. “Não levantamos ainda o total gasto, mas tudo foi custeado com recursos do (Programa) Nota Paraná, que oferece essa possibilidade, inclusive a possibilidade de compra de um local”, detalhou o diácono. O terreno foi dividido em dois: de um lado ficará a sede da Cáritas, e, de outro, será aberto um novo estacionamento para a paróquia, segundo informou padre Claudemir.

Desde a semana passada, as pessoas atendidas estão sendo comunicadas do novo endereço, que passa a funcionar a partir de setembro. “O diferencial é que haverá uma sala exclusiva para a assistente social, um espaço para a digitação das notas fiscais do Programa Nota Paraná e a Cáritas ganhará uma nova cara, uma cara nossa. As pesssoas vão vir aqui e conhecer o que é realmente a Cáritas”, acrescentou Silva.

Acollhida

Para o secretário da Cáritas Paraná, Amauri Mossmann, a organização busca sempre organizar seus projetos, suas ações em vista dos mais empobrecidos, indo ao encontro daqueles onde o Estado e outras entidades não chegam. “O nosso papel é articular e organizar essa ação social e também incluir essas pessoas por meio dessa atuação, possibilitando o protagonismo dessas pessoas, a sua transformação. Para isso, é preciso ter um local de acolhida, de encontro. É importante também porque tem grande papel de não fazer ação solitária, mas constituir uma rede. Se faz necessário um local de referência. Parabéns à Diocese, que possibilitou que a Cáritas tenha esse espaço”, enfatizou Mossmann.

O bispo dom Sergio Arthur Braschi lembrou que a Cáritas é o braço social da Igreja, que está sempre socorrendo e que gerencia o Fundo Diocesano de Solidariedade, criado com parte dos recursos da Campanha da Fraternidade, todos os anos, e que viabiliza inúmeros projetos. “Momento de alegria que a Cáritas tenha um local mais amplo para atender demandas, por exemplo dos migrantes e todas as situações novas que surgem no País e que precisam de acolhida. Uma benção de Deus, justamente, no Dia de Santo Agostinho começar esse novo tempo da nossa Cáritas”, ressaltou o bispo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE