Mercado imobiliário projeta crescimento nos negócios | aRede
PUBLICIDADE

Mercado imobiliário projeta crescimento nos negócios

Baixas taxas de financiamento e Selic estável criam ambiente favorável para investimento imobiliário

Mercado imobiliário de Ponta Grossa deve crescer no segundo semestre com otimismo econômico
Mercado imobiliário de Ponta Grossa deve crescer no segundo semestre com otimismo econômico -

Lucas Matos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Baixas taxas de financiamento e Selic estável criam ambiente favorável para investimento imobiliário

O mercado imobiliário deve crescer no segundo semestre de 2019, pelo menos é o que esperam os setores envolvidos na comercialização de imóveis em Ponta Grossa. As principais razões para o otimismo em relação ao mercado são a ‘batalha’ das taxas de financiamento dos bancos e a estabilização da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), que influencia todas as taxas de juros do país, em 6,5% ao ano. 

O setor de imóveis passou por um aquecimento entre o fim do ano e os primeiros meses de 2019, mas passou por uma leve desaceleração até a metade do ano. Carlos Tavarnaro, diretor do Sindicato de Habitações e Condomínios nos Campos Gerais (Secovi), explica a queda. “O que aconteceu no final do ano foi o reflexo da eleição, o brasileiro começou a acredita que tudo iria mudar e voltou a acreditar no mercado. Lógico que a mudança não vem de uma hora para a outra e o pessoal percebeu que não seria bem assim”, afirma. 

Apesar da desaceleração, no fim do primeiro semestre, o diretor do Secovi acredita na retomada e projeta o crescimento do setor no segundo semestre por três motivos. “A aprovação da Reforma da Previdência devolve um pouco a confiança para o consumidor, e nosso mercado é feito na base da confiança devido aos financiamentos. A expectativa da queda da taxa Selic para 5% e ainda estamos num patamar de preço de crise”, explica.  

Para o diretor da Imobiliária Conceito Imóveis, Maurício Antunes, entre os principais motivos para a esperar um cenário favorável no comércio de imóveis no segundo semestre está na concorrência entre os bancos para captar mais clientes em seus planos de financiamento. “Nos imóveis o comprometimento com os bancos é mais longo, de até 20 anos. Os bancos estão muito agressivos nas taxas do mercado imobiliário para tentar captar esse cliente”, completa. 

Maurício reforça que os juros baixos e a Selic estável criam um cenário favorável para os investimentos em Ponta Grossa. “Com a ‘guerra’ entre os bancos e a permanência da Taxa Selic como está, esse segundo semestre tem tudo para ser ótimo para o mercado imobiliário”, conclui. 

Locações ganham fôlego em PG

Além do cenário favorável, Ponta Grossa deve receber a entrega de grandes empreendimentos no final do ano. Segundo Carlos Tavarnaro, o aumento da oferta deve movimentar o mercado. “O mercado é regulado pela oferta e procura, quanto mais imóveis estiverem no mercado menor o preço. O que nós temos percebido é que muitos desses empreendimentos e imóveis estão sendo absorvidos pela locação, que é uma tendência no mundo”, destaca.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE