PG organiza ações para o combate a Aids
Funcionários da Prefeitura e alunos das escolas estaduais participam de atividades nesta sexta-feira (30)
Publicado: 29/11/2018, 20:00
Funcionários da Prefeitura e alunos das escolas estaduais participam de atividades nesta sexta-feira (30)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ponta Grossa organiza mobilização nesta sexta-feira (30) em referência ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, que acontece no próximo sábado (1). As ações serão organizadas pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e acontecem em diversos pontos da cidade.
Como parte da conscientização, todos os servidores da SMS estarão com camiseta confeccionada para a campanha e realizarão uma fotografia em frente a sua Unidade de trabalho, entre 9h e 10h. Os funcionários lotados no Paço Municipal e ligados a SMS, farão o registro juntamente com todos os secretários municipais, às 9h30, em frente a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
Além disso, 17 colégios da rede estadual de ensino em Ponta Grossa terão palestras e ações educativas durante o dia. Em entrevista ao Portal aRede, o coordenador do SAE/CTA, Jean Zuber, revelou que os jovens entre 15 e 24 anos são um dos principais focos da campanha, apontados como prioridade pelo Ministério da Saúde por apresentarem alta incidência de casos nos últimos anos. Zuber também aponta o público masculino como importante para a conscientização, por concentrar 70% dos atendimentos em andamento no sistema público ponta-grossense.
Contabilizando os dados até o dia 26 de novembro, Ponta Grossa registrou queda de casos de HIV e AIDS em adultos e crianças. Os casos de confirmação do vírus HIV, caíram de 67 para 58 neste ano, com redução de 13,5%. O número de casos de AIDS em adultos tiveram a maior queda, de 66 no ano passado para 22 em 2018, tendo diminuição de 300%. Este é o menor número desde 1994, quando 19 casos foram confirmados. As equipes do saúde do município ainda não registraram confirmação de casos neste ano, repetindo os índices de 2015 e 2016. Em 2017, um caso deste gênero foi notificado.
Falta de informação
Segundo Zuber, mesmo com a tecnologia, muitos mitos e informações inverídicas prejudicam a conscientização e prevenção à doença: “É importante que as pessoas busquem informações corretas para escolherem as formas de prevenção mais adequadas. Se não tiver proteção, em algum momento poderá entrar em contato com alguma doença sexualmente transmissível, como o HIV”. O coordenador também destaca a diferença entre HIV e AIDS, explicando que, após se contagiar, o vírus pode passar anos inativo, até impactar na redução do sistema imunológico e na manifestação da AIDS no corpo.
Testes
Todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa oferecem os testes rápidos, para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os ambulatórios no Campus Central e Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e os quartéis do exército da cidade também ofertam os testes.