PUBLICIDADE

Agronomia comemora 35 anos entre os melhores cursos do Brasil

Curso da UEPG está entre os melhores do Brasil e já formou mais de 1,5 mil engenheiros(as) agrônomos(as)

Curso comemorou data em cerimônia nesta quinta
Curso comemorou data em cerimônia nesta quinta -

João Vitor Rezende

@Siga-me

Curso da UEPG está entre os melhores do Brasil e já formou mais de 1,5 mil engenheiros(as) agrônomos(as)

Os 35 anos de fundação do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram comemorados nesta quinta-feira (1º). Uma cerimônia organizada pelo professor Altair Justino, docente que atua na Universidade há 34 anos, reuniu ex-professores, ex-funcionários, atual colaboradores e alunos e ex-alunos. O encontro foi realizado no auditório do PDE, no Campus de Uvaranas.

Durante a reunião que lotou o auditório, Altair destacou a trajetória de fortalecimento estrutural e científico do curso de Agronomia da UEPG. "Naquele momento, algumas forças políticas não queriam que o curso fosse aberto. Eu e meus colegas [professores] travamos uma dura batalha para fortalecer a estrutura técnica do Curso, assim como os aspectos do campo científico", contou o professor.

Na apresentação feita ao público, Altair elencou todos os docentes que passaram pelo curso de Agronomia, além de registrar cada uma das gestões do Departamento e também do Setor. "Essa é uma simples forma de registrar a importância que cada um destes profissionais tiveram na consolidação de um curso que se tornou referência nacional", apontou o professor.

O encontro contou com a presença de autoridades e nomes marcantes da UEPG. Além de ex-professores, ex-alunos e ex-funcionários, a comemoração dos 35 anos do Curso de Agronomia teve a presença do ex-reitor da UEPG, professor Roberto Frederico Merhy, e do atual reitor da instituição, professor Miguel Sanches Neto.

Durante a fala que realizou no evento, Merhy salientou o papel de reitores que o antecederam para a efetivação do curso de Agronomia e também dos alunos. "Foi após a greve de 1985 em que os alunos perderam seis meses de estudo buscando melhores condições que o curso de Agronomia, e a Universidade como um todo, passaram a receber mais investimentos do Governo do Estado", disse o ex-reitor.

"Missão de cultivar e preservar", aponta Miguel

O atual reitor da UEPG acompanhou a cerimônia de comemoração e também a apresentação de novas demandas por parte dos professores do Curso de Agronomia, entre elas a construção de um Museu Histórico do Plantio Direto - demanda antiga dos docentes do setor.

Oriundo de uma família de agricultores e técnico em produção agrícola, Miguel Sanches Neto ressaltou o papel importantíssimo dos alunos formados pela UEPG. "A missão de cultivar e preservar é algo essencial na prática da Agronomia e tenho certeza de que a UEPG tem formado profissionais comprometidos com esse intuito", disse o reitor.

Música tradicional

A reunião de comemoração dos 35 anos do curso contou com a animação do aluno Fernando Simão que tocou músicas tradicionais. A cerimônia aconteceu no último dia da Semana Acadêmica de Estudos de Agronomia (Semanagro), organizada pelo Centro Acadêmico do curso.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE