Hospital Regional ganhará ala de psiquiatria em 2015
Publicado: 30/12/2014, 17:35

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deve apresentar em 2015 o projeto para novas adequações no Hospital Regional Universitário dos Campos Gerais (HURCG). Dessa vez, a obra em questão será para oferecer uma ala de tratamento psiquiátrico, algo que o Hospital ainda não tem, e faz parte das exigências do Ministério da Saúde para hospitais públicos.
De acordo com o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, a meta é apresentar em 2015 o projeto, para que os ajustes estruturais e a contratação de pessoal tenham início o mais breve possível.
“É uma ala importante, que precisa ser viabilizada para que o Hospital chegue a sua plena capacidade. Essa ala irá demandar recursos e pode necessitar até a ampliação do prédio. Será preciso um solário, espaço para convivência dos pacientes e áreas de terapia ocupacional, por exemplo. São coisas que não foram previstas no projeto original do Hospital Regional, mas que são obrigatórias”, diz Vargas.
O diretor geral do HURCG, Everson Krum, explica que a portaria do Ministério da Saúde prevê que 10% dos leitos gerais ofertados ao Sistema Único de Saúde (SUS) sejam para atendimento psiquiátrico. “Essa portaria veio na esteira da ‘desospitalização psiquiátrica’, que fechou o atendimento em hospitais como o Franco da Rocha, em Ponta Grossa. Mas, até hoje, há uma grande dificuldades nessa adaptação, e a maioria dos hospitais não conseguiram se adequar à legislação”, diz.
Krum acredita que as mudanças, efetivamente, irão ocorrer após o primeiro semestre de 2015. A expectativa é que seja possível fazer apenas alterações no espaço preexistente, encurtando o período de tempo das obras. Tudo vai depender da avaliação de especialistas, além do orçamento que o Governo do Estado irá destinar para essa finalidade. Mudanças também passam por recursos humanos.
“Também haverá necessidade de contratações. Hoje temos apenas um psiquiatra que atende um dia por semana. Após a adequação será necessário atendimento disponível diariamente, o que inclui mais psiquiatras, terapeuta ocupacional e psicólogo”, descreve.
Prédio recebeu melhorias em 2014
O diretor do Hospital, Everson Krum, avalia positivamente a evolução da Instituição em 2014. “Foram corrigidos os maiores defeitos do prédio. As infiltrações da chuva no quinto andar já não existem, e foi feito o reforço na laje que permitiu instalar os equipamentos de autoclave. Eles estão prontos para ser usados e começam a funcionar a partir do dia 5”, informa. O HURCG restringiu suas consultas nas últimas semanas para obras de adequação em sua estrutura e, a partir do dia 12 de janeiro, irá retomar com normalidade os agendamentos de consultas eletivas.
Informações do Jornal da Manhã.