Frota de veículos em Ponta Grossa aumenta 5% em um ano
Publicado: 27/11/2014, 19:17
Ponta Grossa aumentou a frota de veículos em 5% no último ano. Os dados são do Departamento de Trânsito Estadual, que divulgou os números atualizados através do site oficial nesta quinta-feira (27).
A cidade, que possuía 168.436 veículos em outubro de 2013, agora conta com uma frota de 177.253 - registrando uma média de cerca de 700 veículos por mês. O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Ponta Grossa, Eduardo Kalinoski, considera o crescimento dentro do esperado, apesar de saber que o município não suporta o aumento em algumas regiões de maior movimentação no trânsito.
"Ponta Grossa não foi uma cidade planejada. Isso acarreta alguns problemas quanto à mudanças no trânsito. Não é segredo que esse crescimento demanda ações mais significativas e impactantes no trânsito local, como retirada de estacionamento e instensificação do transporte coletivo, por exemplo", destaca o presidente. Para ele, é necessário que a AMTT trabalhe em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) no Plano Diretor, para melhorar o sistema de mobilidade urbana.
"A gente vem acompanhando esse número há algum tempo e percebemos que nos últimos dez anos o crescimento da frota foi exponencial, praticamente quintuplicou. Assim, agimos em alguns pontos críticos, mas a cidade já demanda um estudo mais aprofundado sobre mobilidade", conclui.
Frota de veículos cresceu 44% no interior do Paraná em cinco anos
As cidades do interior do Paraná somam 5 milhões de veículos, de acordo com levantamento referente ao mês de outubro de 2014. Os dados divulgados pelo Departamento de Trânsito Estadual (Detran) nesta quinta-feira (27) revelam que a frota cresceu 44% nos últimos cinco anos – o dobro do aumento registrado no mesmo período na Capital, que teve alta de 22% no mesmo período. Em todo o Estado, já são mais de 6,4 milhões de veículos registrados.
“A marca reforça a importância de descentralizar e aproximar os serviços públicos da população em todas as cidades. Isso significa investir em postos de trânsito conjuntos com prefeituras, Ciretrans mais atuantes em cada região e maior oferta de serviços online, pela internet ou em terminais de autoatendimento”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Mesmo com o crescimento acentuado no interior, Curitiba e as cidades que compõem a Região Metropolitana são responsáveis por 36% de toda frota do Estado, com mais de 2,3 milhões de veículos. Os municípios do Norte paranaense aparecem em seguida, com 1,3 milhão de veículos. No Oeste são 792 mil, seguido pelas regiões Central, com 541 mil; Noroeste (413 mil); Sudoeste (343 mil); Norte Pioneiro (277 mil); Centro Sul (207 mil) e Sudeste (206 mil).
De acordo com o Detran, as 10 cidades com maiores frotas representam praticamente a metade de todos os veículos registrados no Estado: Curitiba (1,3 milhão); Londrina (354 mil); Maringá (295 mil); Cascavel (199 mil); Ponta Grossa (177 mil); São José dos Pinhais (168 mil); Foz do Iguaçu (153 mil); Colombo (111 mil); Guarapuava (89 mil) e Toledo (87 mil).