Câmara vota criação de porcos na área urbana | aRede
PUBLICIDADE

Câmara vota criação de porcos na área urbana

Ponta-grossenses poderão criar suínos como animais de estimação

Projeto que permite criação de porcos na área urbana entra em votação
Projeto que permite criação de porcos na área urbana entra em votação -

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara de Ponta Grossa vota nesta segunda-feira (17) o projeto de lei que permite a criação de suínos como animais de estimação na área urbana do município. A Presidência do Legislativo incluiu na pauta da sessão extraordinária desta segunda o Projeto de Lei (PL) 454/2017, do vereador George Luiz de Oliveira (PMN). A proposta foi apresentada na semana passada, após a história do mini porco Estiven emocionar as redes sociais. O animal era criado por uma veterinária no Bairro Ronda, mas foi obrigado a deixar a cidade por causa de uma notificação do Departamento de Zoonoses. 

O projeto de George abre uma brecha na lei de controle de zoonoses, para que os ponta-grossenses possam criar suínos domésticos, "desde que eles sejam regularmente vacinados, desverminados, e tenham assistência médica veterinária". De acordo com o vereador, as regras devem garantir a saúde dos donos dos porcos e também de vizinhos. "Criar estes animais de qualquer forma, sem o devido zelo e proteção, pode colocar em risco a sua própria sobrevivência, como também dos sere humanos que vivem em seu entorno", explica George, na justificativa do projeto. "Todavia, quando devidamente cuidados, vacinados e desverminados, mostram-se extremamente dóceis e atenciosos aos seus donos. Domesticar e tê-los como animais de estimação é prática comum e cada vez mais corriqueira nos centros urbanos", completa. 

Mesmo se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS), o mini porco Estiven deve voltar para Ponta Grossa somente em fevereiro. Segundo a veterinária Fernanda Mathias, dona do animal, ele foi enviado para um criadouro no município de São Roque, no interior do estado de São Paulo, e deve passar por atividades físicas para perder o peso antes de voltar para a cidade. 

Projeto do prefeito 

Outro projeto criado em prol do porco Estiven é do prefeito Marcelo Rangel (PPS) e deu entrada na Câmara no último dia 11. A proposta do prefeito é mais abrangente e garante a criação não apenas de suínos, mas de 'animais exóticos' de uma maneira geral, desde que haja um termo de responsabilidade assinado pelo dono. O projeto ainda não foi despacho para as comissões da Câmara Municipal. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE