Orquestra de PG participa de Mostra em São Bento do Sul | aRede
PUBLICIDADE

Orquestra de PG participa de Mostra em São Bento do Sul

Imagem ilustrativa da imagem Orquestra de PG participa de Mostra em São Bento do Sul
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As orquestras vão invadir São Bento do Sul de 22 a 24 de agosto e a OSPG não vai ficar de fora. Cinco apresentações ao público em geral e outras cinco para estudantes integram a Mostra de Orquestras Donaldo Ritzmann. O evento foi selecionado pela Funarte e conta com recursos federais e também da cidade. Todas as apresentações têm entrada franca.

A Mostra começa com um concerto ao ar livre, na Praça Getúlio Vargas, na noite do dia 22, quando a Orquestra São Bento faz sua apresentação a partir das 19 horas. “Levar a música erudita para a praça é uma forma de aproximar a população desse gênero”, afirma o maestro da orquestra são-bentense Joaquin Rebollo Couto. Em caso de mau tempo, a apresentação ocorre no Centro Cultural.

No sábado, dia 23, o palco do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck recebe a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa (OSPG), sob a regência do maestro Jorge Augusto Scheffer. Peças de Brahms e Mozart estão no repertório.. “A OSPG é uma grande orquestra e precisa ser reconhecida como tal, dentro e fora de nosso estado. Viajar com a orquestra é uma das formas de divulgação de um excelente projeto na área da música da Fundação Municipal de Cultura”, declara Jorge. Na mesma noite, a Orquestra São Bento do Sul também faz apresentação especial

A Orquestra da Furb, de Blumenau, e a Orquestra Acadêmica Udesc, de Florianópolis, são as atrações da terceira noite da Mostra, no domingo (24). A Furb traz no repertório peças clássicas bem conhecidas do público, como a Abertura da Ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini e fecha a apresentação com Libertango, de Astor Piazzolla. Os músicos da Udesc dão preferência à produção nacional, com peças de Villa-Lobos, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga, entre outros compositores.

Os concertos iniciam sempre às 19 horas e também integram as comemorações dos 60 anos da Escola de Música Donaldo Ritzmann. “Esperamos que a comunidade, não só de São Bento, mas também dos municípios da região, aproveite esta oportunidade, pois um evento deste porte, reunindo quatro orquestras de Santa Catarina e Paraná não seria possível sem o apoio da Funarte”, explica Braulio Hantschel, presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul. “Não tenho dúvida que a OSPG irá realizar uma excelente apresentação com uma vivacidade musical, que irá impressionar a todos os presentes”, afirma o maestro da OSPG.

Além disso, um grupo de cordas e um grupo de sopros realizará dez concertos didáticos em escolas públicas do município. “É importante para a formação das crianças e dos adolescentes o contato com a música instrumental. No encontro com os músicos, os alunos podem tirar dúvidas, conhecer melhor os instrumentos musicais e a história da música”, observa Marília Crispi de Moraes, diretora de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural. 3

Informações de Nicoly França, da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right