PG lidera geração de vagas no Paraná em novembro | aRede
PUBLICIDADE

PG lidera geração de vagas no Paraná em novembro

Com o saldo positivo pelo quinto mês seguido, município reverte quadro de retração e gera 211 vagas de trabalho em 2016

Imagem ilustrativa da imagem PG lidera geração de vagas no Paraná em novembro

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa mantém o bom desempenho na geração de emprego neste segundo semestre de 2016. Desde julho, são exatos cinco meses de geração de novos postos de trabalho, com a criação de mais de 700 vagas. Dados revelados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que, no 11º mês do ano, foram 297 novos trabalhadores inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada, o melhor resultado entre as 60 maiores cidades do Paraná. O saldo positivo dos últimos meses reverteu o quadro negativo de 2016, que era de mais de 500 vagas perdidas, e agora o saldo está positivo, com a criação de 221 postos de trabalho no acumulado do ano. 

Em comparação estadual, excetuando Foz do Iguaçu, é o melhor desempenho entre as principais cidades do Paraná. Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais acumulam, em 2016, o fechamento de mais de 1.000 vagas, cada. A que mais fechou postos de trabalho foi a capital (13,1 mil), seguida por Cascavel (2,3 mil) e Londrina (2,2 mil). Somente em Novembro, melhor mês na geração de emprego na cidade, Ponta Grossa foi a líder estadual, seguida por Curitiba (293vagas geradas) e Foz do Iguaçu (274 vagas geradas). Em novembro, os setores mais positivos foram a agropecuária, o comércio e serviços. Já no acumulado do ano, destaque para a administração pública e setor de serviços.

Paulo Carbonar, Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, exalta os números, ressaltando que isso não é apenas reflexo de um setor, mas um conjunto de fatores, que faz com que haja um aquecimento de maneira geral. “É a diversificação, principalmente na indústria, que é possível equilibrar essa geração de emprego. O Agronegócio foi muito bem e os serviços estão melhorando, que também é reflexo da indústria. Mostra que realmente vem se destacando como uma das únicas do Estado com saldo positivo”, observa, lembrando que há a redução no número de vagas perdidas em 2015. 

No Paraná, houve o fechamento de 7,4 mil vagas em novembro, acumulando 28,9 mil vagas pedidas no ano, enquanto que, no Brasil, foram 116,7 mil postos de trabalho perdidos em novembro e 858,3 no acumulado do ano, o que representa uma redução de 2,16% no estoque de emprego.

Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados 

Com o aumento do desemprego no país, o número de brasileiros que estão à procura de emprego chegou a 12,1 milhões, o que equivale a 11,9% de pessoas desocupadas. Os números foram revelados também nesta quinta, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua). É o maior número de pessoas sem emprego do país desde que a pesquisa iniciada, em 2012. O número de desempregados teve um crescimento de 33,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado – o equivalente a 3 milhões de pessoas a mais em busca de trabalho. O contingente de pessoas ocupadas hoje é de 90,2 milhões

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right