CAPS resgata usuário de drogas em PG | aRede
PUBLICIDADE

CAPS resgata usuário de drogas em PG

Com 53 anos, senhor passou a vida na dependência de álcool e drogas. Em dois meses, CAPS o reinseriu na sociedade.

Equipe do CAPS foi até a residência do usuário e realizou uma ação para limpar o local.
Equipe do CAPS foi até a residência do usuário e realizou uma ação para limpar o local. -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email
Com 53 anos, senhor passou a vida na dependência de álcool e drogas. Em dois meses, CAPS o reinseriu na sociedade.
Um senhor de 53 anos, o qual não quer ser identificado, passou boa parte da vida convivendo com transtorno mental, dependência de álcool e de drogas. Em apena dois meses, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga (CAPS-AD) conseguiram encontrar o senhor e iniciar os tratamentos necessários. 
A chegada até o paciente e o convencimento do tratamento não foi simples, foram longas conversas e tentativas de levar o usuário até o CAPS-AD. Hoje ele tem rotina diária na estrutura do sistema. “Nós tentamos aproximação com ele por diversas vezes, mas ele sempre muito agressivo, não queria receber o tratamento indicado”, comenta a enfermeira e coordenadora do CAPS-AD, Patrícia Gorchinski. 
Segundo a coordenadora, havia relatos que o senhor sempre estava acompanhado de três cães, sendo assim a abordagem que deu certo, foi da aproximação dos animais. “Montamos uma estratégia diferente para criarmos um vínculo, começamos a sugerir ao paciente que ele fosse até o CAPS, que lá poderíamos alimentar os cães. E tudo começou assim. Hoje já faz dois meses que medicamos e fazemos o acompanhamento dele”. 
Ontem, a equipe do CAPS foi até a residência do usuário e realizou uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente, departamento de Zoonoses e a empresa Ponta Grossa Ambiental. “Foram recolhidos muitos mateiras, pois o paciente acumulou lixo durante muitos anos. Tinha desde sofá, até caixas de papelão, vidros. Além de trazer muitos animais para casa do usuários, a vizinhança estava incomodada”, destaca a coordenadora. 
Hoje, o CAPS-AD conta com 368 usuários ativos. Todos são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médicos, técnicos de enfermagem, educadores físicos e funcionários administrativos. 
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por demanda espontânea. O endereço é rua Rio Grande do Sul, 400 e os telefones são 3225-5340 ou 3901-1856. 
Além do CAPS-AD o munícipio conta com CAPS Transtorno Mental (TM), o CAPS Infanto-Juvenil (IJ) e o ambulatório de Saúde Mental.
Informações da Assessoria de Imprensa.
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right