PUBLICIDADE

PG tem seis colégios desocupados após reintegração

De acordo com Núcleo Regional de Educação, 20 escolas já foram notificadas sobre a decisão de reintegração de posse. Desocupação acontece pacificamente pelos estudantes.

Imagem ilustrativa da imagem PG tem seis colégios desocupados após reintegração

De acordo com Núcleo Regional de Educação, 20 escolas já foram notificadas sobre a decisão de reintegração de posse. Desocupação acontece pacificamente pelos estudantes.

Seis dos 20 colégios notificados pela Justiça já cumpriram o pedido de desocupação até as 15h30 desta quarta-feira (26) em Ponta Grossa. Na segunda (24), a 1ª e a 2ª Vara da Fazenda Pública decretaram a reintegração de posse de 21 das 25 escolas ocupadas no município pelos estudantes secundaristas, que se mobilizam contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, que traz alterações no Ensino Médio brasileiro e pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos em setores como Saúde e Educação.

De acordo com a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Maria Isabel Vieira, as desocupações acontecem pacificamente em todas as instituições. Das 21 escolas em que a Justiça decretou a reintegração de posse, somente o Colégio Estadual Polivalente ainda não foi notificado – por conta de uma alteração no documento que pede a desocupação. Outros quatro colégios ainda não tiveram a reintegração decretada.

“As desocupações acontecem de forma gradativa e pacífica. Hoje [26] os diretores vistoriaram junto com alunos os espaços ocupados e não constataram nenhuma irregularidade ou vandalismo. Aos poucos os alunos estão deixando os colégios e tudo vai ocorrendo com normalidade”, afirma Maria Isabel.

Na terça-feira (25), estudantes de quatro colégios mobilizados sinalizaram pela desocupação: Escola Estadual Ana Divanir Boratto (Vila Boratto), Colégio Estadual Frei Doroteu (Periquitos), Escola Estadual Arnaldo Jansen (Cará-Cará) e Colégio Estadual General Osório (Uvaranas). Nesta quarta-feira (26) o Núcleo Regional de Educação já tomou conhecimento de outras duas desocupações: Colégio Estadual Professor Colares (Oficinas) e Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá (Santa Paula). Mais desocupações devem ser confirmadas até o final da tarde.

Confira abaixo a lista dos colégios já notificados pela Justiça e dos já desocupados:

- Colégio Estadual Regente Feijó;

- Colégio Julio Teodorico;

- Colégio Presidente Kennedy;

- Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória;

- Colégio Linda Bacila;

- Colégio Nossa Senhora das Graças;

- Escola Estadual Padre Arnaldo Jansen – desocupada;

- Colégio Estadual Epaminondas Novaes Ribas;

- Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman;

- Colégio Estadual Professor Edson Pietrobeli;

- Colégio Estadual Frei Doroteu de Paula – desocupado;

- Colégio João Ricardo Von Borell du Vernay;

- Colégio Estadual José Elias da Rocha;

- Colégio Estadual Professor Colares - desocupado;

- Colégio Estadual Professor José Gomes Do Amaral;

- Colégio Estadual Elzira Correia de Sá – desocupado;

- Instituto De Educação Professor Cesar Prieto Martinez;

- Escola Estadual Ana Divanir Boratto - desocupada;

- Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres;

- Colégio Estadual General Osório – desocupado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE