Ponta Grossa já tem quatro colégios desocupados | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa já tem quatro colégios desocupados

Até às 17 horas, oficial já havia percorrido 11 das 21 escolas ocupadas onde foi determinada a reintegração de posse. Aulas no Arnaldo Jansen e Frei Doroteu retornam amanhã (26).

Imagem ilustrativa da imagem Ponta Grossa já tem quatro colégios desocupados
-

Rodrigo Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Até às 17 horas, oficial já havia percorrido 11 das 21 escolas ocupadas onde foi determinada a reintegração de posse. Aulas no Arnaldo Jansen e Frei Doroteu retornam amanhã (26).

Quatro colégios estaduais de Ponta Grossa já foram oficialmente desocupados por estudantes nesta terça-feira (25), após a Justiça determinar a reintegração de posse. O oficial responsável pela notificação dos alunos já havia percorrido, até às 17 horas, onze escolas no município (ver lista abaixo) e alertado os alunos sobre o prazo de 24 horas para a desocupação. Na segunda-feira (24), juízas da 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública aceitaram o pedido de reintegração impetrado pelo Governo do Estado.

De acordo com o Núcleo Regional de Educação, a Escola Estadual Ana Divanir Boratto (Vila Borato), o Colégio Estadual Frei Doroteu (Periquitos) e o Colégio Estadual General Osório (Uvaranas) entraram em um acordo e, mesmo sem a notificação da Justiça, já iniciaram a desocupação. A Escola Estadual Arnaldo Jansen (Cará-Cará) foi notificada nesta terça (25) e já sinalizou que será desocupada pelos estudantes.

As aulas no Arnaldo Jansen e no Frei Doroteu, de acordo com a chefe do Núcleo Regional, Maria Isabel Vieira, retornam já na quarta-feira (26). No Ana Divanir Boratto, a previsão é de reinício das aulas na quinta (27).

Até a terça-feira (24), segundo o Núcleo Regional de Educação, Ponta Grossa tinha 25 colégios estaduais ocupados pelo movimento estudantil – encabeçado pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ponta Grossa (Umesp). Destes, apenas quatro ainda não tiveram a decisão de reintegração de posse oficializada pela Justiça.

As escolas foram ocupadas desde o início do mês, em uma manifestação de estudantes secundaristas de todo o Paraná contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB) e que flexibiliza a grade curricular do Ensino Médio no Brasil, além de aumentar a carga horária.

Após a notificação oficial, os estudantes têm 24 horas para deixar os colégios. Caso a decisão da Justiça não seja cumprida, membros do Conselho Tutelar recolherão os menores de idade junto às sedes do órgão e o entregarão para os pais. Já para os maiores de idade, a Polícia Militar ficará responsável pela retirada.

Confira a lista dos colégios já notificados pelo oficial de Justiça ou desocupados voluntariamente:

- Escola Estadual Ana Divanir Boratto (Vila Boratto) - desocupada;

- Colégio Estadual Frei Doroteu (Periquitos) – desocupado;

- Escola Estadual Arnaldo Jansen (Cará-Cará) – desocupada;

- Colégio Estadual General Osório (Uvaranas) – desocupado;

- Instituto Educação Prof César Prieto Martinez (Vila Estrela);

- Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell du Vernay (Uvaranas);

- Colégio Estadual Professor Colares (Oficinas);

- Escola Estadual Professora Linda Salamuni Bacila (Boa Vista);

- Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá (Santa Paula);

- Escola Estadual Professor Edison Pietrobelli (Conjunto Verona);

- Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças (Boa Vista);

- Colégio Estadual Dorah Gomes Dairschman (Santa Mônica);

- Colégio Estadual José Elias Da Rocha (Olarias);

- Escola Estadual Nossa Senhora da Glória (Núcleo Pitangui).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE