Sistema viário de PG tem 189 mil veículos
Publicado: 15/09/2016, 09:59

Em nove meses, 6.153 novos veículos começaram a circular pelo trânsito de Ponta Grossa. O município possui a quinta maior frota de veículos do Estado, com 189.229 automóveis nas ruas.
Em um período de nove meses, entre setembro de 2015 e junho de 2016, 6.153 novos veículos começam a circular no trânsito de Ponta Grossa e o município, com a quinta maior frota de veículos do Paraná, passa a registrar 189.229 automóveis nas ruas, de acordo com as últimas estatísticas divulgadas pelo Detran. Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel são os municípios que possuem uma frota maior que a de Ponta Grossa no Estado.
Em todo o Paraná, a frota chega a 6.786.844 veículos – Ponta Grossa representa aproximadamente 2,78% de todos automóveis do Estado. Curitiba é a cidade com o maior número de carros no Paraná, com 1.412.081 veículos – quase 21% de toda a frota do Estado. Na sequência, aparece Londrina com 368.979 (5,4%), Maringá com 305.090 (4,4%) e Cascavel com 211.920 (3,1%).
Os automóveis representam 60,7% dos veículos no trânsito de Ponta Grossa – são 114.093. As motocicletas formam 12% da frota, com 22.569, e as caminhonetes são 8% de toda a frota, com 15.499 veículos. Semi-reboques, camionetas, caminhões, reboques, motonetas, ônibus, triciclos, dentre outros, completam a frota de veículos do município. Os dados apontam que para cada dois moradores de Ponta Grossa existe mais de um automóvel.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) informa que, nos últimos três anos e meio, vem adotando ações simples e de baixo custo para lidar com o crescimento da frota de veículos. Como exemplo, a abertura do tráfego em pistas extras, como na Rua Paula Xavier e Padre Lux, e implantação de binários para desafogar o tráfego, como no cruzamento entre Anita Garibaldi e Júlia Lopes.
“Numa ação estratégica voltada justamente para a mobilidade, foram investidos mais de R$ 8,6 milhões em ligações interbairros, interligando importantes vias de Olarias, Uvaranas e Boa Vista. A reabertura da rua Antônio Vieira, por exemplo, permitiu restabelecer uma ligação entre Órfãs e a Nova Rússia”, informou a AMTT através de nota.
Radares estão concentrados em 18 vias
Os 23 radares espalhados em 18 ruas de Ponta Grossa concentram 19% de todos os acidentes de trânsito em 2016, segundo dados do 2° Grupamento de Bombeiros. Dos 1.236 acidentes de trânsito registrados no município até o fim de agosto deste ano, 241 foram atendidos pelos socorristas do Siate nas vias com radares. A Avenida General Carlos Cavalcanti representa a via pública mais perigosa, com o registro de 49 acidentes atendidos pelos bombeiros.