Centro Hospitalar São Camilo celebra 40 anos em PG com investimentos | aRede
PUBLICIDADE

Centro Hospitalar São Camilo celebra 40 anos em PG com investimentos

Nova estrutura hospitalar foi construída em 2018, passando a ofertar novas especialidades e a expandir os serviços para a região. Novidades estão previstas para 2026

Centro Hospitalar está instalado no bairro de Uvaranas
Centro Hospitalar está instalado no bairro de Uvaranas -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Referência na área da saúde na região dos Campos Gerais, o Centro Hospitalar São Camilo está prestes a completar 40 anos em Ponta Grossa, no próximo ano. Essa atuação se fortaleceu nos últimos anos, com muitos investimentos realizados em estruturas e novos equipamentos, para ampliar os serviços para os moradores de toda a região dos Campos Gerais. Todos os detalhes desse crescimento foram explicados pelo diretor geral do Centro Hospitalar São Camilo, Tiago Cesco, em entrevista ao podcast ‘Papo de Mercado’, do Grupo aRede.

Como o diretor explicou, São Camilo é uma instituição internacional, fundada por Camilo de Lellis na Itália há quase 500 anos, que chegou ao Brasil em 1922 e, em Ponta Grossa, em 1986, junto ao Hospital Vicentino. Mais recentemente, em 2018, foi dado início ao Plano Diretor – até então, o São Camilo tinha o ‘Hospital Vicentino’ e o ‘Centro de Saúde’, que foram incorporados, criando o ‘Centro Hospitalar São Camilo’.

“Com essa incorporação ou fusão, deu-se início ao Plano Diretor, permitindo a construção da primeira torre, que é o início desse projeto. Então, ela serviu para abrigar todos os serviços que estavam na antiga estrutura do Hospital Vicentino e permitiu esse start de mais... são sete torres, são mais de 40 mil metros de construção que serão feitos, então foi esse pontapé inicial”, explica Tiago. As estruturas do Hospital Vicentino então passaram a sediar o hospital de saúde mental, que ficava no Jardim Carvalho.

Com a nova estrutura, o local passou a receber novos investimentos, ampliando os serviços. “Fomos trabalhando com o serviço de pediatria, que iniciamos com uma porta de pediatria; trabalhamos intensamente na área de ortopedia e urologia, que foram bem estruturadas, com equipamentos modernos para ser referência”, detalhou Tiago Cesco. Em paralelo, o hospital fez investimentos na área de gastro alto e baixo, que passa a ser liberada pelo Plano de Saúde, para se tornar referência nessa especialidade. “Foi instalado um serviço de hemodinâmica, um serviço moderno dentro de um centro cirúrgico, que é mais um facilitador. E agora, recentemente, a câmara hiperbárica também é um novo serviço que instalamos no hospital, que está tendo uma demanda fantástica. Ela tem muitas indicações”, reforçou. 

Recentemente, o São Camilo iniciou o atendimento SUS na área de oftalmologia, e o Centro Hospitalar recebeu, nesse mês de dezembro, uma nova mesa cirúrgica. “Ainda, nesse mês, nós receberemos duas torres de vídeo 4K, florescência... Então, o que tem de mais moderno é o que a gente consegue colocar e oferecer para um tratamento”, detalha Tiago.

Para o futuro, o São Camilo projeta investimentos para a expansão da atuação e da oferta de serviços, com muita tecnologia, mas sem deixar de lado o que tornou a instituição referência: o atendimento humanizado. “Entendo que, como futuro, a gente fala muito de tecnologias inovadoras, de inteligência artificial, mas eu reforço que a tecnologia tem que encontrar o ser humano, ela tem que ter ainda esse olho no olho. Então, apesar de toda essa estruturação em termos de tecnologia, de ampliação de serviços, de estrutura física, é importante que a gente permaneça com esse cuidado à beira-leito”, disse o diretor.

Plano de Saúde ganhará nova sede em 2026

Como um ano de comemoração, em celebração aos 40 anos do São Camilo na cidade, uma das novidades é a instalação do Plano de Saúde São Camilo em uma nova estrutura, na região central. “Vamos fazer uma mudança importante para uma unidade no Centro, que está sendo finalizada agora. Então, em fevereiro, provavelmente, já teremos uma mudança de estrutura com serviços novos, uma estrutura realmente mais acolhedora a todos os beneficiários”, concluiu Tiago Cesco.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right