Lojas do comércio de Ponta Grossa iniciam horário especial de Natal
Atendimento é ampliado até às 20 horas nesta primeira semana de dezembro. Na próxima semana, o atendimento segue até às 21h, enquanto que nos dias que antecedem o Natal, até às 22 horas
Publicado: 01/12/2025, 19:08

Inicia nesta semana o horário especial de Natal do comércio de rua de Ponta Grossa. No decorrer desta semana, desde esta segunda (1), as lojas podem abrir até às 20 horas, ampliando o período para que as pessoas possam fazer suas compras de final de ano. Esses períodos são ampliados no decorrer das próximas semanas, e as lojas ficam abertas até às 22 horas na semana que antecede o Natal.
As informações foram reveladas pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG), em entrevista ao podcast Papo de Mercado, do Grupo aRede, onde também falou sobre as perspectivas de vendas do comércio para este fim de ano, sobre a inauguração do novo shopping, o Plaza Campos Gerais, na próxima semana, e sobre as vagas temporárias de emprego.
Com o início do horário especial, Loureiro afirma que as lojas já começam a ficar mais movimentadas. “Já estamos sentindo o pessoal a circular nas lojas, procurando o que está acontecendo. Começam os amigos secretos, então começou o movimento dos presentinhos de fim de ano. A expectativa nessa primeira semana é pesquisa”, resume o presidente do sindicato.
Para esse fim de ano, Loureiro explicou que a expectativa era de que cerca de mil vagas de emprego fossem abertas, mas que parte dessas vagas não foi preenchida, pelo fato de que há uma escassez de mão de obra. Loureiro acredita que isso possa ser reflexo do Shopping Plaza Campos Gerais, que abre as portas na próxima semana, e que gerou muitas contratações. “Provavelmente o shopping deve ter absorvido muito. As pessoas sabem que nas lojas do comércio de rua é provisório, então optaram pelo shopping, que não é temporário, é definitivo”, relatou.
Para o presidente do Sindilojas, o novo shopping vai impactar não apenas no comércio da cidade, mas em âmbito regional, pelo fato de que o Plaza vai atrair muitos viajantes, muitas pessoas que estão passando pela rodovia e farão uma parada no projeto, que é próximo do trecho urbano da BR-376. Da mesma forma, ele acha que, nesse primeiro momento, o Plaza vai atrair grande público, especialmente em dezembro. “Ponta Grossa está muito grande, Ponta Grossa tem público para isso, está crescendo bastante. (...) Então há um impacto em um primeiro momento, mas depois normaliza.”
Loureiro afirmou que o comércio de Ponta Grossa segue a média estadual, que apresenta um crescimento médio de aproximadamente 7% no acumulado do ano, mostrando um bom desempenho de modo geral – embora tenha setores que foram mais positivos e outros com vendas inferiores. Esse desempenho positivo deve ser mantido para o próximo ano, afirma Loureiro, com expectativas positivas por ser um ano eleitoral, que sempre movimenta bastante a economia.
HORÁRIOS - Na próxima semana, explica José Loureiro, o atendimento das lojas vai até às 21h, de segunda (8) a sábado (13), enquanto que na última semana ‘inteira’ antes do Natal, até às 22h de segunda (15) a sábado (20). Segunda e terça, dias 22 e 23, o horário também é até às 22h. Nos domingos, os horários são diferenciados. No dia 7, as lojas podem abrir das 13h às 19 horas; no dia 14 das 9h às 21 horas; e no dia 21 das 9h às 22 horas.
As lojas de shopping também adotarão horário diferenciado, com horário estendido nos domingos (7, 14 e 21), abrindo das 13h às 21 horas; enquanto que entre os dias 15 e 23 de dezembro, as lojas estendem o atendimento em uma hora, até às 23 horas. No dia 24 de dezembro, tanto as lojas do comércio de rua quanto as dos shoppings irão atender das 9h até às 18 horas.





















