PUBLICIDADE

Geração de ouro belga tenta avançar contra EUA

Com 100% de aproveitamento na fase de grupos, a Bélgica chega embalada às oitavas de final da Copa do Mundo e busca manter o seu bom momento diante dos EUA nesta terça-feira (1), às 17h, na Fonte Nova, em Salvador. Válido pelas oitavas de final, o duelo definirá o adversário do confronto entre Argentina e Suíça.

Com placares magros na primeira fase, a geração de ouro belga ainda não brilhou na Copa, mas confirmou o favoritismo sobre seus rivais no Grupo H vencendo as três partidas.

O time teve bastante trabalho para derrotar a Argélia na estreia. Os belgas saíram atrás no placar, mas tiveram forças para conseguir a virada e derrotaram os argelinos por 2 a 1. A classificação antecipada veio na segunda rodada, com a vitória de 1 a 0 sobre a Rússia. Repetindo o placar mínimo, o time venceu a Coreia do Sul na terceira rodada e confirmou a liderança do grupo.

Questionado sobre o desempenho abaixo do esperado, o técnico Marc Wilmots foi pragmático: "O que importa para mim é vencer, independentemente do estilo de jogo. Estamos aqui para jogar contra as melhores seleções do mundo, e paga-se caro pelos erros".

Na primeira fase, o time belga mudou a escalação nas três partidas. Agora nas oitavas, há também dúvidas na defesa. Os zagueiros Kompany e Vermaelen estão no departamento médico e devem dar lugar para Van Buyten e Lombaerts. O time aproveitou os trabalhos de domingo para treinar cobranças de pênalti.

Os americanos chegaram à Copa sem tantas expectativas, já que caíram em um grupo complicado, com Alemanha, Portugal e Gana. O time, porém, surpreendeu e ficou em segundo lugar no Grupo G.

Na estreia contra os africanos, venceram por 2 a 1, graças a um gol no final do jogo. Na segunda rodada, estiveram muito perto de garantir a classificação contra Portugal, mas permitiram o empate em 2 a 2 nos acréscimos. A vaga veio na última rodada. Mesmo com a derrota de 1 a 0 para os alemães, os americanos conseguiram a classificação devido ao saldo de gols. "Sobrevivemos ao chamado grupo da morte", afirmou o goleiro Tim Howard. "Muita gente não acreditou que seríamos capazes de fazer isso antes de o torneio começar", desabafou.

Para o duelo contra a Bélgica, o técnico Jurgen Klinsmann deve contar com a volta do atacante Altidore e do volante Jermaine Jones.

BÉLGICA

Courtois; Alderweireld, Van Buyten, Kompany e Vertonghen; Witsel, Fellaini, Mertens, De Bruyne e Hazard; Lukaku. T.: Marc Wilmots

EUA

Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Beckerman, Jones, Bradley, Dempsey e Bedoya; Altidore (Johannsson). T.: Jurgen Klinsmann

Informações da Folhapress.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE