Conservatório leva apresentações a hospitais de Ponta Grossa
Iniciativa integra o projeto Conserva Afora e tem como objetivo levar momentos de acolhimento, sensibilidade e bem-estar a pacientes

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conservatório Dramático-Musical Maestro Paulino Martins Alves, realiza nesta semana apresentações musicais especiais em hospitais da cidade. A iniciativa integra o projeto Conserva Afora e tem como objetivo levar momentos de acolhimento, sensibilidade e bem-estar a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.
A ação ocorreu nessa quarta-feira (24) e terá continuidade nesta quinta (25), na Santa Casa de Ponta Grossa e no Hospital da Criança, com a participação de alunos dos cursos de serenata, canto, violão clássico, flauta e clarinete.
Mais do que apresentações musicais, a proposta é utilizar a arte como instrumento de aproximação e cuidado, proporcionando experiências que contribuam para tornar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor. Os repertórios foram especialmente selecionados para esses espaços, valorizando a conexão humana por meio da música.
Além do desenvolvimento técnico e artístico dos estudantes, o projeto também fortalece a formação cidadã dos participantes, estimulando valores como empatia, escuta e responsabilidade social.
O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, ressalta a importância da ação. “A cultura também acolhe, cuida e transforma. Quando os alunos do Conservatório entram nesses espaços com a música, eles levam mais do que uma apresentação artística: levam presença, sensibilidade e humanidade. É uma experiência enriquecedora tanto para quem recebe quanto para quem participa”, afirma.
O Conserva Afora é um projeto desenvolvido pelo Conservatório Dramático-Musical Maestro Paulino Martins Alves, instituição mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso à arte e aproximar as atividades culturais dos diferentes espaços da cidade.
GALERIA DE FOTOS
CONFIRA UM RESUMO DA NOTÍCIA:
Música nos hospitais: A Prefeitura de Ponta Grossa promove apresentações musicais nesta quarta (24) e quinta-feira (25) na Santa Casa e no Hospital da Criança, por meio do projeto Conserva Afora, levando acolhimento a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.
Arte como cuidado: Alunos dos cursos de serenata, canto, violão clássico, flauta e clarinete apresentam repertórios preparados especialmente para o ambiente hospitalar, buscando tornar os espaços mais leves e humanizados.
Formação e cidadania: Além de incentivar o desenvolvimento artístico dos estudantes, o projeto fortalece valores como empatia, escuta e responsabilidade social, ampliando o acesso à cultura em diferentes espaços da cidade.
Com informações de assessoria de imprensa.























