Fenata apresenta sessão de filmes nesta quinta-feira | aRede
PUBLICIDADE

Fenata apresenta sessão de filmes nesta quinta-feira

A atividade será às 17h30, no Cine PG (Centro de Cultura), com entrada gratuita

Serão exibidos três curtas-metragens, com duração total de 50 minutos
Serão exibidos três curtas-metragens, com duração total de 50 minutos -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com uma programação variada, o 53º Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata-UEPG) aposta este ano na diversificação de seu público com ações em diferentes espaços da cidade. Nesta quinta-feira (13), o público poderá assistir a uma Sessão de Curtas com filmes que têm a participação de artistas ligados a esta edição do festival. A atividade será às 17h30, no Cine PG (Centro de Cultura), com entrada gratuita.

Serão exibidos três curtas-metragens, com duração total de 50 minutos. “Estamos diversificando nossa programação aproveitando todo o movimento que o Fenata gera nestes dias, com a participação de artistas de várias partes do país. A Sessão de Curtas será um momento de apreciar outros trabalhos de artistas que participam desta edição do festival”, comenta o coordenador geral do 53º Fenata, professor Nelson Silva Junior. Após a sessão, o público pode assistir ainda ao espetáculo ‘Bugiganga’, do Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG), que será apresentado às 18h30 na Praça Faris Michaele (área externa do Cine PG), também com entrada gratuita.

Programação

Com Maitê Proença, Tairone Vale (debatedor e ator participante desta edição do Fenata) e Gabriel Godoy no elenco, o curta de ficção ‘Sinopse’ (2018) questiona a manutenção do star system para o mercado artístico através da metalinguagem: em uma grande produtora de cinema, um produtor está prestes a entrar em uma reunião para assinar um contrato e o roteirista do projeto informa que mudou completamente a história.

Dirigido por Tiago Silva e consultoria de Ligiane Ferreira (atriz com forte relação com a história do Fenata), o documentário ‘Sutil’ (2025) celebra a memória e a ancestralidade da Colônia Sutil, uma das comunidades quilombolas mais antigas do Paraná, localizada na zona rural de Ponta Grossa. O filme destaca a luta dos moradores pela recuperação de seu território e dá voz tanto aos mais velhos, guardiões da história local, quanto aos jovens que buscam se reconectar com suas raízes.

Já a animação ‘Glorinha do Meu Quilombo’ (2025) tem ilustrações de Letícia Araújo (criadora da ilustração que compõe a identidade visual desta edição do Fenata) e direção de Ligiane Ferreira, e presta homenagem à vida e à memória de Seu Wilson Ferreira, morador da Comunidade Remanescente Quilombola Sutil, em Ponta Grossa. Em tom poético, a narrativa acompanha seu retorno simbólico às origens.

53º Fenata 

O 53º Fenata tem produção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Fundação de Apoio à UEPG e Núcleo de Cultura Fauepg, com parceria da Estratégia Projetos Criativos, Fecomércio/SescPR, Teatro CECI, Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e RPC, e apoio do Sicredi e GMAD por meio da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico – Secretaria Municipal de Turismo – Prefeitura de Ponta Grossa, e apoio da Copel por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná.

Com informações da UEPG

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right