Grupo Dia de Arte apresenta espetáculos gratuitos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Grupo Dia de Arte apresenta espetáculos gratuitos em PG

A programação integra o Festival Dia de Arte - 10 anos, no Cine-Teatro Ópera

O Grupo Dia de Arte está celebrando sua primeira década de trajetória com o ‘Festival Dia de Arte - 10 anos’.
O Grupo Dia de Arte está celebrando sua primeira década de trajetória com o ‘Festival Dia de Arte - 10 anos’. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Grupo Dia de Arte, de Ponta Grossa, está celebrando sua primeira década de trajetória com o ‘Festival Dia de Arte - 10 anos’, que começou no sábado, dia 14, e segue até o dia 10 de outubro, sempre no auditório B do Cine-Teatro Ópera. Nesta semana, as atrações serão os espetáculos ‘Querem acabar comigo’ (sexta-feira, 27/09, 19h), ‘Contos da Dona Onça’ (sábado 28/09, 16h) e ‘Ai! Sumiram os brinquedos’ (domingo, 29/09, 16h). A entrada para as apresentações é gratuita e por ordem de chegada.

Intimista, o monólogo ‘Querem acabar comigo’ retrata a morte simbólica de um artista negro, vítima de uma sociedade racista, desigual e corrupta. Por meio de metáforas, o personagem interpretado por David Dias revive traumas do seu passado, enfrentando a discriminação e a violência. A peça, que é escrita, dirigida e atuada por David, denuncia as injustiças e celebra a força da arte e da identidade negra. A classificação indicativa é de 16 anos.

O monólogo ‘Querem acabar comigo’ retrata a morte simbólica de um artista negro.
O monólogo ‘Querem acabar comigo’ retrata a morte simbólica de um artista negro. |  Foto: Divulgação
 

Além da apresentação na sexta-feira, o público pode assistir também ao ensaio aberto do espetáculo, que acontece na quinta-feira, dia 26, às 19h, também no Cine-Teatro Ópera. O ensaio aberto é uma oportunidade de conhecer os bastidores da produção e participar de um bate-papo com o ator.

Já a peça convidada ‘Contos da Dona Onça’, da Companhia Cenatrupe, de Sarandi, é uma adaptação de contos e cantigas populares que busca atrair o espectador através da ludicidade. A peça traz para o palco a história da perversa dona Onça e as suas artimanhas para capturar a esperta Raposa. Através do espetáculo, a companhia busca estimular a imaginação, a sensação e a percepção crítica com relação aos personagens, além do divertimento. A classificação indicativa é livre.

'Contos da Dona Onça’ é da Companhia Cenatrupe, de Sarandi.
'Contos da Dona Onça’ é da Companhia Cenatrupe, de Sarandi. |  Foto: Divulgação
 

Para Elaine Aparecida, representante da companhia, a participação do grupo é uma oportunidade para compartilhar experiências e alcançar novos públicos em cenários mais amplos. “É uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da companhia e alcançar novos públicos, além de que permite à companhia estabelecer conexões com outros artistas e parcerias, como também colaborar em projetos futuros, além de fomentar a troca de experiências”, destaca.

A semana fecha com a apresentação que foi sucesso na Mostra Especial do Fenata: a peça ‘Ai! Sumiram os Brinquedos’. A apresentação retoma brincadeiras antigas, como pião, peteca, ioiô e cantigas de roda. Situada em uma fazenda, a história segue os personagens Pimenta e Docinho, que recebem a visita inesperada de um mensageiro de brincadeiras - responsável por apresentar às crianças os brinquedos que desapareceram.

A semana fecha com a apresentação que foi sucesso na Mostra Especial do Fenata: a peça ‘Ai! Sumiram os Brinquedos’.
A semana fecha com a apresentação que foi sucesso na Mostra Especial do Fenata: a peça ‘Ai! Sumiram os Brinquedos’. |  Foto: Divulgação
 

Para Michella França, diretora, roteirista e atriz, a peça é uma oportunidade de apresentar para o público infantil brincadeiras que estão desaparecendo aos poucos. “Com a linguagem de palhaçaria, com muita graça e diversão, a apresentação faz o resgate destes brinquedos antigos, que funcionam sem baterias, botões e sem eletricidade, mas que trazem algo mais especial: a energia e a magia de cada criança”, comenta.

FESTIVAL- O Festival Dia de Arte exibe ao público quase todas as peças montadas pelo Grupo Dia de Artes ao longo destes 10 anos, algumas delas com uma nova roupagem. A programação abrange tanto espetáculos infantis quanto adultos, garantindo entretenimento para todas as faixas etárias.

Todos os espetáculos são gratuitos e abertos para a comunidade. Para mais informações, é possível acompanhar o Grupo Dia de Arte nas redes sociais: @espacodiadearte no Instagram e Grupo Dia de Arte no Facebook. O festival é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo – Selo Paraná Festivais, da Secretaria do Estado de Cultura – Governo do Paraná, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto tem o apoio da ABC Projetos Culturais e Estratégia Projetos Criativos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

27/09 (sexta-feira) – 19h: Querem acabar comigo

28/09 (sábado) – 16h: Contos da Dona Onça – Cia Cenatrupe (Sarandi)

29/09 (domingo) – 16h: Ai! Sumiram os brinquedos

05/10 (sábado) – 16h: Heróis da Natureza

06/10 (domingo) – 16h: Uma aventura no mundo dos livros

10/10 (quinta-feira) – 15h: Entre o Sol e a Lua

Com informações: assessoria de imprensa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE