Projeto do Museu de Witmarsum preservará a história dos menonitas | aRede
PUBLICIDADE

Projeto do Museu de Witmarsum preservará a história dos menonitas

Projeto permitirá o tratamento técnico completo das fotos e documentos que compõem o acervo do museu, garantindo a sua preservação para as futuras gerações

O Heimat Museum está localizado na Colônia Witmarsum, em Palmeira
O Heimat Museum está localizado na Colônia Witmarsum, em Palmeira -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Heimat Museum, localizado na Colônia Witmarsum, em Palmeira, acaba de receber um importante investimento para a preservação de seu acervo documental e iconográfico.

O projeto, aprovado no edital Profice 2022, permitirá o tratamento técnico completo das fotos e documentos que compõem o acervo do museu, garantindo a sua preservação para as futuras gerações. Esse tratamento será realizado pela equipe do museu, que por meio do projeto receberá treinamento adequado para a realização destas atividades.

O Heimat Museum tem como missão fortalecer a identidade do povo menonita, valorizando a cultura e a história, difundindo as tradições por meio de pesquisa, exposições e ações socioculturais. O acervo, que atualmente conta com 4358 fotografias e 13147 documentos, conta a trajetória de um povo que, desde o século XVI, buscava liberdade religiosa e construiu uma nova vida nos Campos Gerais.

O valor arrecadado via incentivo fiscal estadual, será aplicado em ações de higienização, conservação preventiva e acondicionamento do acervo de forma adequada. O acervo será digitalizado e estará disponível para pesquisadores e público em geral, facilitando o estudo da história dos menonitas e da colonização do Paraná. Visando valorizar e contribuir para fortalecer a identidade cultural da comunidade menonita e do município de Palmeira.

Para o diretor do museu, Ricardo Philippsen, o projeto é “essencial para garantir que uma parte riquíssima da história do Paraná e em especial dos Menonitas, seja preservada”, finaliza.

O Projeto Tratamento Técnico de Acervo Documental e Iconográfico do Heimat Museum, foi aprovado no Edital PROFICE 2022, é apoiado pelas empresas Copel, Schattdecor e ICRH – braço social do Grupo Tigre.

35 ANOS - Sediado na antiga casa-grande da Fazenda Cancela - tombada como patrimônio material do Paraná – o Heimat Museum completou no último dia 15 de setembro seus 35 anos. Desde a sua fundação, a instituição oferece visitas guiadas, exposições e atividades culturais, promovendo a divulgação da história e da cultura menonita.

Serviço:

Heimat Museum

Horário de atendimento ao público: Quinta e sexta das 13:00 às 17:00, sábados domingos e feriados das 10:00 às 17:00.

Informações e agendamentos: (42) 98425-3021.


As informações são da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE