Centenário de Poty Lazzarotto será tema de programa no MON
Os encontros acontecerão nos dias 2 e 9 de julho, das 14h às 17h
Publicado: 25/06/2024, 16:36
Em julho, o programa Arte para Maiores (APM) do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, trará como tema a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, em cartaz na Sala 6. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.
Os encontros acontecerão nos dias 2 e 9 de julho, das 14h às 17h. A programação inclui visita mediada na exposição seguida de uma oficina artística no Espaço de Oficinas, no subsolo do MON. Será uma oportunidade para os participantes ampliarem suas percepções e explorarem a mostra, que apresenta estudos, desenhos e gravuras realizadas durante o percurso artístico do curitibano Poty Lazzarotto.
A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição é necessária e pode ser feita AQUI.
EXPOSIÇÃO – “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” celebra o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998), que começou sua trajetória como desenhista e tornou-se um mestre na gravura. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Nunes, reúne cerca de 500 obras, organizadas em torno de nove núcleos temáticos que revelam as diversas facetas de Poty: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.
As obras, doadas ao Museu Oscar Niemeyer pelo irmão de Poty, João Geraldo Lazzarotto, incluem desenhos, xilogravuras, litogravuras, gravuras em metal, entalhes em madeira e murais. A mostra destaca a importância das criações do artista no cenário paranaense e sua dimensão universal.
ARTE PARA MAIORES – O tradicional programa tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido também pelo Ibram, na Bahia.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Com informações: Agência Estadual de Notícias.