36º FUC tem noite de shows, homenagens e premiações
'Relato da Maria', da artista Lorinezz, conquistou o primeiro lugar da edição, além do Júri Popular; evento ainda teve homenagens e show especial com a banda 50 Tons de Preta
Publicado: 16/06/2024, 21:09
O palco do Cine Teatro Ópera recebeu, na noite deste sábado (15), a 36ª edição do Festival Universitário da Canção (FUC), competição promovida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Em 2024, a organização recebeu 44 inscrições. Desse total, foram selecionadas 11 canções de artistas de Ponta Grossa e uma de Telêmaco Borba, que disputaram R$ 12 mil em premiações. O evento teve a participação especial de Vitor Salmazo, na apresentação, e do DJ Johnny Freitas, na discotecagem.
De acordo com Nelson Silva Junior, diretor de Assuntos Culturais da UEPG, ao longo de 36 edições do FUC, mais de 500 composições foram apresentadas e mais de 3 mil foram inscritas. “O festival é uma grande imersão na produção musical. Além disso, também é um espaço da música dos Campos Gerais”, destaca. “A UEPG é a única universidade que mantém um festival nos moldes de um festival universitário, como é o FUC”, lembrou o diretor em entrevista ao Portal aRede na última quinta-feira (13).
MÚSICA - Quem deu início às apresentações, com um show especial, foi a cantora MUM. A artista foi a grande vencedora da edição do ano passado com a música ‘Sanguinária’. Ela interpretou três músicas, que também tiveram a participação de Larissa Camilo, Vivian Bueno, Lorinezz Kovalski e Aline Cebulski.
Em seguida, o público presente no Cine Teatro Ópera pode acompanhar uma homenagem a músicos locais e nacionais que perderam a vida no último ano. Uma das homenageadas foi a professora de piano e canto Maria Osséia dos Santos Dias, que faleceu em janeiro deste ano em decorrência de um acidente com uma churrasqueira. Maria Osséia trabalhou durante nove anos na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (Proex-UEPG).
Alan Dias e Leandro Dias, filhos da professora, e Maria Cristina Scalise, que já foi aluna dela, subiram ao palco para apresentar a canção ‘Hino de Amor’, de Altemar Dutra, e o poema ‘Dedução’, de Vladimir Maiakovski. Outros artistas ponta-grossenses também foram lembrados, como DJ Toom - participante do 31º e 34º FUC - e o rapper Guilherme Banks.
COMPETIÇÃO - Doze canções fizeram parte do Festival Universitário da Canção de 2024 e levaram ao público diferentes estilos musicais, como o rap, samba, baião e pop. Além de encantar a plateia, as músicas apresentadas também lembraram questões sociais, como a luta das mães que criam seus filhos sozinhas no Brasil, o preconceito contra a comunidade LGBTQIAP+ e a extração de recursos naturais.
O júri da edição foi formado pelos artistas Janine Mathias, Téo Ruiz e Rogéria Holtz, ambos de Curitiba. Os jurados tiveram a responsabilidade de avaliar diferentes critérios, como arranjo, melodia, originalidade, interpretação e valorização cênica e corporal. A comissão julgadora, além de definir os premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar, também escolheu a Melhor Interpretação e Melhor Letra.
Quem fechou a 36ª edição do FUC com um show especial foi a banda 50 Tons de Preta. O grupo, do Rio Grande do Sul, foi criado em 2017 pelas cantoras Grazi Pires e Dejeane Arruée, conhecidas como ‘As Pretas”, e apresenta músicas que falam sobre feminismo, diferença de classes e empoderamento das mulheres negras.
PREMIAÇÃO - A música ‘Relato da Maria’, de Lorinezz, conquistou o primeiro lugar do festival. A canção foi interpretada pela artista e pelos músicos Andria Jéssica, Lohran Sauer, Jessé Meier e Eric Santana. Eulimo e a DJ Sabryna Marx ficaram com o segundo lugar da noite, com a canção ‘Não era eu’. Já Konann, autor e intérprete da música ‘Preces’, foi premiado com o terceiro lugar.
O pódio do 36º FUC também recebeu outras premiações. A canção 'Não era eu’, que fala sobre a luta diária da população LGBTQIAP+, conquistou o prêmio de Melhor Interpretação. ‘Preces’, de Konann, além de alcançar o terceiro lugar, também foi indicada pela comissão julgadora como Melhor Letra. Grande vencedora da edição, ‘Relato da Maria’ levou o Júri Popular, premiação definida pelo próprio público através de votação no verso do bilhete de entrada.
Nas redes sociais, a plateia do evento também pode votar para o prêmio de Engajamento Digital, conquistado pela dupla Os Cantantes, com a música “Se essa rua”.
GALERIA DE FOTOS
FUC - O Festival Universitário da Canção foi criado em 1980 pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). A atração foi interrompida em 1986 devido a dificuldades financeiras. A partir de 1994, a Universidade Estadual de Ponta Grossa assume a organização da competição, que já recebeu artistas de diferentes regiões do Brasil.