Centro Cultural Prof Faris Michaele celebra 37 anos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Centro Cultural Prof Faris Michaele celebra 37 anos em PG

O evento será realizado no Hall de Entrada do Clube Ponta-Lagoa, às 20h

Haverá uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor ponta-grossense Gabriel de Paula Machado, falecido em 2017
Haverá uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor ponta-grossense Gabriel de Paula Machado, falecido em 2017 -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No próximo dia 27, o Centro Cultural Professor Faris Michaele (CCPFM) celebrará seus 37 anos de fundação. A instituição, fundada pela escritora Leonilda Hilgenberg Justus, foi criada com o apoio de Amélia Oberg Michaele, viúva de Faris Michaele, e da comunidade cultural, em 17 de junho de 1987. 

O evento será realizado no Hall de Entrada do Clube Ponta-Lagoa, às 20h. Durante a solenidade, quatro novas personalidades da área cultural receberão títulos de membros. Os homenageados são: Icléia Saliba Cunha, Isabel Regina Nascimento, Liana Justus e Renato Van Wilpe Bach. Os títulos foram apreciados e aprovados por unanimidade em reunião de diretoria do primeiro semestre da Gestão 2023-2025.

Como parte das comemorações, a pianista Olga Kopylova apresentará um concerto em homenagem ao centenário de nascimento do compositor ponta-grossense Gabriel de Paula Machado, falecido em 2017. O concerto incluirá obras do álbum “Saudade”, produzido pela gravadora Azul Music, com composições autorais do homenageado. As peças, escritas nas décadas de 1940 e 1950, incluem barcarolas, valsas, noturnos, mazurcas, estudos e prelúdios. O concerto e o álbum são resultados do trabalho de pesquisa e estudo a partir do presente que a pianista recebeu ao solar com a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa em 2014 – um álbum editado pelo pesquisador Douglas Passoni de Oliveira (atual presidente do CCPFM), contendo todas as partituras das obras do compositor.

Sobre o compositor - Natural de Ponta Grossa, nasceu em 8 de abril de 1924. Seu pai, Ismael Machado, era farmacêutico e sua mãe, Maria Luiza de Paula Xavier Machado, professora de piano, magistério que exerceu por mais de 50 anos, como diretora do primeiro estabelecimento de ensino musical com fiscalização estadual na cidade, a Academia de Música de Ponta Grossa. Estudou no Colégio Sant’Ana, Escola da Professora Judith Silveira, Regente Feijó, Santa Cruz (Castro), e Universidade Federal do Paraná. Tem diplomas de Farmacêutico, de Magistério de Piano e de Teologia. Gabriel é um dos sócios-fundadores do Centro Cultural Professor Faris Michaele, onde desempenhou um papel ativo por muitos anos em uma variedade de atividades centristas. Sempre colaborou e participou ativamente das diretorias, além de ser o autor da música do hino da entidade. Faleceu em 31 de agosto de 2017, aos 93 anos.

Sobre a pianista - Nascida em 1979 no Uzbequistão, na antiga União Soviética, Olga Kopylova iniciou seus estudos de piano aos 4 anos com seu pai e, aos 6, foi admitida na Escola de Música Especial Uspensky em Tashkent. Em Moscou, Olga estudou no Colegio de Música Tchaikovsky e depois no Conservatório Tchaikovsky, tendo aulas com as renomadas professoras Tatiana Galitzkaya e Liudmila Roshina, ambas representantes da escola de piano de Samuil Feinberg. De 1994 a 2000, Olga se apresentou como solista nas principais salas de concertos de Moscou e região: Sala Rachmaninov do Conservatório Tchaikovsky, Sala de Concertos da Casa Tchaikovsky em Klin e Sala Filarmônica Académica Regional de Tver. Durante o mesmo período, ela manteve o Duo Kopylova Bereslavtseva ao lado da flautista Natalia Bereslavtseva (atualmente primeira flauta do Teatro Bolshoi). Entre 2000 e 2024, Olga ocupou a posição de pianista titular na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Durante esse período, participou de diversas gravações sinfônicas, incluindo o premiado CD com os Concertos de Jolivet para trompete e orquestra, com Ole Edvard Antonsen (BIS 2013). Teve participação como solista na gravação da coletânea de Choros para instrumentos solistas e orquestra do compositor brasileiro M. Camargo Guarnieri, interpretando Seresta e Choro (Guarnieri: Choros, Vol.1 & Seresta, Naxos 2020 e Guarnieri: Choros, Vol.2, Naxos 2022). Ao lado de sua atuação como musicista de orquestra, Olga desenvolveu uma sólida carreira como solista e tem se apresentado junto a várias orquestras brasileiras e internacionais.

Serviço:

Evento: Solenidade de comemoração aos 37 anos do CCPFM

Data: 27 de junho de 2024

Horário: 20h

Local: Clube Ponta-Lagoa

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE