Museu da Catedral Sant’Ana reabre para visitação em PG
Visita oferece oportunidade única de explorar a ligação entre fé e história
Publicado: 19/04/2024, 15:27
O Museu Diocesano Padre Antonio Ivan de Campos, que fica no subsolo da Catedral Sant’Ana, em Ponta Grossa, está aberto para visitação do público. O acervo reúne peças do tempo da fundação da primeira paróquia da cidade e itens que contam a história da criação da Diocese.
Também estão em exposição documentos e objetos de antigos membros da igreja, como os cadernos de sermões e documentos de Dom Antônio Mazzarotto, primeiro bispo da cidade. Pela primeira vez, os visitantes terão a chance de ver alguns missais usados em celebrações religiosas. Ainda podem ser vistos objetos e documentos de Dom Geraldo Pellanda, uma parte do altar da antiga catedral e vestimentas dos bispos diocesanos, que recontam a história da Igreja e do Concílio Vaticano II.
De acordo com Bruno Mansani, um dos organizadores da exposição, a reabertura é uma oportunidade de conhecer mais da história da Paróquia Sant'Ana, que celebrou em 2023 seus 200 anos de fundação junto com a cidade. “A Catedral é um cartão postal de Ponta Grossa e precisa ser visitada. Na tentativa de unir o antigo ao moderno, a gente reuniu peças que restaram na catedral e na casa de paroquianos aqui no espaço do Museu Diocesano”, explica.
SERVIÇO - As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas. O ingresso para o museu custa R$ 5 e pode ser adquirido na secretaria paroquial da Catedral Sant’Ana.
HOMENAGEM - Em um momento especial durante a Festa de Sant'Ana de 2023, celebrada no jubileu de 200 anos da Paróquia Sant'Ana, o Museu Diocesano passou a ser reconhecido como Museu Diocesano Padre Antonio Ivan de Campos. A mudança foi uma homenagem a padre Ivan, notável incentivador do museu. O Conselho Pastoral Paroquial, em decisão unânime, reconheceu o papel fundamental do padre na preservação e divulgação da história local.
GALERIA DE FOTOS
O Museu Diocesano Padre Antonio Ivan de Campos participou da exposição ‘200’, promovida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio do Museu Campos Gerais (MCG). A parceria possibilitou que os visitantes do MCG conhecessem um pouco do acervo do Museu Diocesano e da relação da Paróquia Sant'Ana com Ponta Grossa.