MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição | aRede
PUBLICIDADE

MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição

A exposição é uma experiência digital para o público que pode viajar no tempo desde 6 de fevereiro de 1969, data de nascimento da instituição

MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição
Foto: MIS-PR
MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição
Foto: MIS-PR
MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição.
MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição Foto: MIS-PR MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição Foto: MIS-PR MIS-PR lança mostra virtual que celebra os 55 anos da instituição. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) lançou nesta quinta-feira (15) a exposição virtual “MIS 55 - Através do Tempo” em comemoração aos 55 anos de existência. A mostra é uma experiência digital para o público que pode viajar no tempo desde 6 de fevereiro de 1969, data de nascimento da instituição.

A exposição, que conta uma retrospectiva dos principais momentos e de obras que marcaram a história do MIS-PR em paralelo aos acontecimentos do Paraná, do Brasil e do mundo ao longo das cinco décadas e meia, já está disponível no site da instituição, a partir deste link.

A mostra aproveita o acervo do museu, uma das maiores coleções da América Latina, com diversos tipos de mídias que guardam e resgatam as memórias audiovisuais da história do Estado e de seu povo, integrando a coleção que ultrapassa 3 milhões de itens entre fotografias, documentos, textos, vídeos e outros materiais audiovisuais.

Apresentando uma pequena parte de seu acervo separado em coletâneas de memórias coletivas, a exposição constrói uma viagem no tempo com a coleção do museu, disponível em materiais e tecnologias que acompanharam, documentaram e registraram transformações ao longo de décadas, a partir de 1970, ano seguinte à data de criação do MIS-PR.

Da visita do Papa João Paulo 2º (1980) ao Paraná ao movimento Diretas Já em Curitiba (1984), do fortalecimento da TV regional à popularização do VHS, da trilogia do "Poderoso Chefão" ao fomento do cinema local, mudanças e acontecimentos que integraram os últimos 55 anos se conectam à produção cultural de fotografias, vídeos, músicas, filmes e outras mídias que guardam contextos e documentam a história.

ANO COMEMORATIVO- Dentre as atividades previstas para acontecerem ao longo deste ano, destacam-se o lançamento da exposição física comemorando o aniversário da instituição, além da promoção de oficinas, mesas-redondas, e da intensa produção de conteúdos online que valorizam o vasto acervo do museu e sua história com o meio cultural paranaense.

Atualmente, além da exposição virtual, o público pode visitar presencialmente a mostra “Sinestesia do Objeto”, exposição de longa temporada com vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos tridimensionais, além de “Lina Faria - Passando a Limpo”, mostra que homenageia a fotógrafa, em cartaz de segunda a sexta na Sede Adalice Araújo do MAC Paraná (Rua Ébano Pereira, 240 - Curitiba).

SERVIÇO- Exposição virtual “MIS 55 - Através do Tempo”, Disponível no site www.mis.pr.gov.br. Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro - Curitiba, De terça a sexta-feira, das 10h às 19h e Sábados e domingos, das 10h às 18h.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE