Projeto Batucando faz apresentação musical em Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Projeto Batucando faz apresentação musical em Ipiranga

Show ocorrerá na Praça Central no próximo sábado (29), a partir das 19h30

Show ocorrerá na Praça Central no próximo sábado (29), a partir das 19h30
Show ocorrerá na Praça Central no próximo sábado (29), a partir das 19h30 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A música transforma – essa é a certeza que move o projeto “Batucando”, que reúne cerca de 60 crianças e adolescentes de Ipiranga, no interior do Paraná, desde janeiro deste ano. Além de viajar para cidades próximas como Guamiranga e Ivaí, eles apresentam dia 29 de outubro tudo que aprenderam em sua cidade natal, na Praça Central de Ipiranga, às 19h30, com entrada franca. Na apresentação, o grupo traz ainda uma novidade: uma composição própria e inédita, chamada ‘Batucando’. 

“Queríamos que as crianças tivessem interação social e convivência positiva, para aprender música a partir disso. Ou seja, a música é o fio condutor, e não o fim em si mesma”, explica o professor de percussão e um dos idealizadores do projeto, Cássio Viante, que também dá aulas de piano no conservatório de música de Ponta Grossa.

A proposta foi selecionar alunos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social, alguns moradores da zona rural, e ensinar os fundamentos de instrumentos de percussão. No percurso, trazer conceitos de autonomia, responsabilidade e do valor da educação para toda a vida. “Aos poucos fomos construindo um clima de respeito com o grupo, por meio do desenvolvimento das habilidades musicais, que eles têm de sobra, mas também era nosso objetivo desenvolver a socialização”, disse.

Repertório ritmado

A ideia do projeto Batucando era usar ritmos de samba, e os instrumentos foram escolhidos com foco nesse estilo: caixa, repinique, surdo, agogô, tamborim e chocalho. “Mas mudamos a escolha das obras para abarcar os estilos preferidos pelo nosso público”, explica o maestro. Para animar as crianças, entrou o pop rock internacional, com direito a Michael Jackson e White Stripes. E para contentar a plateia de pais e avós, entraram ritmos nacionais como o baião do Nordeste e a música tradicional gaúcha – “Asa Branca” e “Do fundo da grota” são alguns dos sucessos que se destacam.

Em meio a muito som, após nove meses de aulas o grupo está fortalecido. “Eles próprios criaram combinados no início do projeto e se animaram com a possibilidade de ter tanta autonomia”, comemora Cássio.

Serviço

“Batucando”

Apresentação da orquestra de percussão

Praça Central – Ipiranga (PR)

Dia 29 de outubro, às 19h30

Entrada franca

Produção: BPC Produções

Apoio: Havan

Apoio Cultural: Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipiranga e Prefeitura Municipal de Ipiranga

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.

BPC Produções

A Bönisch Produções Culturais foi criada em outubro de 2017 pela produtora cultural Simone Bönisch. A empresa atua na elaboração, execução, produção, gerenciamento e consultoria de projetos culturais e iniciativas artísticas socioeducacionais. Desde a sua fundação, vem atuando na coordenação e produção dos projetos: Brasil x Israel (intercâmbio cultural entre artistas da dança contemporânea brasileira e israelense), Vilosidade (trabalho solo em dança contemporânea da artista Lívea Castro aprovado no Edital da Área da Dança – Solar 2018), Vário (espetáculo de dança-música aprovado no Edital de Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba), Autorretrato (projeto de Cayo Vieira que usa a fotografia em intervenções psicoterapêuticas no tratamento de adolescentes internos no Hospital San Julian), Do Avesso (iniciativa da Nó movimento em rede, contemplada pelo Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020) e Batucando (proposto por Diandra Minatti e aprovado no PROFICE, para a formação de uma orquestra de percussão com crianças da cidade de Ipiranga).

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE