PUBLICIDADE

Fenata abre inscrições para sua 50ª edição

A Mostra de Teatro, tradicional na cidade e uma das maiores do Sul do país

A Mostra de Teatro, tradicional na cidade e uma das maiores do Sul do país
A Mostra de Teatro, tradicional na cidade e uma das maiores do Sul do país -

As inscrições para o 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), já estão abertas. De 15 de agosto a 19 de setembro, poderão se inscrever grupos de teatro do Brasil e do exterior para apresentarem seus espetáculos nas noites da mostra, que acontecem entre 08 e 13 de novembro. A Mostra de Teatro, tradicional na cidade e uma das maiores do Sul do país, é promovida pela Pró–Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e pela Fundação de Apoio à UEPG (Fauepg).

O 50º Fenata tem o intuito de estimular e difundir o teatro nacional, o intercâmbio entre artistas e público, promover a formação de público, destacar e divulgar novos talentos e incentivar o turismo cultural em Ponta Grossa. O Festival será dividido em três mostras de teatro: Competitiva, Não-competitiva e Especial.

A mostra competitiva será dividida nas categorias de Teatro Adulto e Teatro Infantil, a Mostra Não-competitiva contará com a categoria Telmo Faria, com apresentação de espetáculos adultos, Categoria Teatro de Rua e Categoria Campos Gerais, com apresentações de grupos locais, além de espetáculos durante a abertura e encerramento do Fenata. Já a Mostra Especial visa a formação de público e busca ampliar o acesso à cultura. Para isso, será composta por apresentações teatrais, circenses e/ou contação de histórias, em espaços fora dos teatros, como escolas, asilos, hospitais, penitenciárias, entre outros.

Para compor a programação e selecionar os espetáculos, foi lançado o edital com o regulamento do 50ºFenata, indicando o número de apresentações a serem selecionadas por categoria, além dos valores e critérios para o recebimento de ajuda de custo. As inscrições devem ser feitas online, com o preenchimento de formulário no Google Forms.

A seleção dos espetáculos será feita por três curadores da área teatral. O resultado da seleção, contendo os grupos selecionados e suplentes, bem como o cronograma prévio, será publicado no site oficial do Fenata até 26 de setembro. Os espetáculos selecionados serão comunicados por telefone ou e-mail, de acordo com as informações mencionadas na ficha de inscrição.

A coordenadora geral do Fenata, Sandra Borsoi, afirma que comemorar os 50 anos do Fenata é motivo de muito orgulho. “Temos a responsabilidade pública de manter vivo um dos principais projetos culturais do Brasil. Dificilmente em nosso país vamos encontrar um festival de teatro que esteja sendo produzido e se mantenha em plena atividade nos seus 50 anos de existência”, avalia.

Nos últimos 50 anos, o Fenata trouxe arte e cultura para Ponta Grossa de forma ininterrupta. Para Sandra, isso demonstra o quanto a sociedade está comprometida com os assuntos culturais. “O Fenata se apresenta com pilares solidificados, na qual se mantém o compromisso com o social, com a arte e com a vida. Muitos dos grandes artistas da história do teatro brasileiro criaram espetáculos para o nosso Festival e apresentamos aqui mostras muito importantes”.

Para a edição deste ano, novidades e programação especial valorizam o aniversário de 50 anos do Fenata. Sandra afirma que, mesmo antes de começar, o Fenata já dá as caras pelos espaços de Ponta Grossa. “Podemos dizer que o Fenata já está acontecendo desde agosto. Peças importantes farão parte dos palcos do Festival, mas teremos intervenções na cidade, nas Universidades e nas escolas antes mesmo que o Festival comece”. A presença de debatedores nos palcos em toda a programação da semana do Fenata também é uma iniciativa nova e que busca aprimorar cada vez mais a qualidade do evento. “A programação do Fenata está sendo preparada com muito amor e carinho para a nossa cidade”, enfatiza Sandra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE