Ulokelu abre inscrições para oficina de Trilhas Sonoras | aRede
PUBLICIDADE

Ulokelu abre inscrições para oficina de Trilhas Sonoras

Primeira oficina e exibição de filmes começam neste fim de semana

Desta vez o projeto se dará de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio
Desta vez o projeto se dará de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio -

Nesta semana, nos dias 5 e 6 de agosto, acontece a primeira oficina da 2ª fase do projeto Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa. Quem conduzirá o encontro será o desenhista de som e compositor de trilhas sonoras para filmes, Luiz Lepchak, com o tema Trilha Sonora. Desta vez o projeto se dará de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas. As inscrições ainda estão abertas e os/as interessados/as em participar, devem acessar o site ulokelucinema.com.br, para se inscrever. 

Durante esta oficina, os/as participantes utilizarão gravadores portáteis para aprenderem a prestar atenção à realidade e de que maneira o som ao nosso redor pode nos contar uma história, independente do que se vê. Junto com a prática, Lepchak aplicará conhecimentos teóricos sobre características fundamentais do som e técnicas sobre como funciona a gravação sonora para filmes.

O desenhista de som e compositor de trilhas sonoras pontua que os/as oficineiros/as ouvirão e assistirão “vários fragmentos de filmes em que o som se faz importante para a construção das histórias. Em seguida começaremos a praticar como podemos utilizar o som para contar histórias”. 

Para finalizar a primeira oficina da 2ª fase do Ulokelu, no sábado (6), das 17h30 às 19h30, também acontece uma exibição de filmes aberta à comunidade, Lepchak escolheu filmes em que atuou principalmente como compositor da trilha sonora., 

Entre a seleção de filmes está o curta-metragem Lui, do diretor e idealizador das oficinas Cássio Kelm.  Além de outros cineastas  referência para a área do cinema no Brasil 

As obras percorreram o mundo em festivais e agora estarão sendo exibidas em Ponta Grossa, de forma gratuita, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas. Ao final da sessão de filmes, os/as participantes poderão participar de um debate sobre as obras, com Lepchak. 

As inscrições para todas as oficinas do Ulokelu, já estão abertas e os/as interessados/as podem participar em quantas tiver interesse:

Inscrições para a oficina de Direção cinematográfica, com Cássio Kelm;

Inscrições para a oficina de Produção Audiovisual, com Jade Azevedo;

Inscrições para a oficina de Caracteres da sombra na direção fotográfica, com Flávio Rebouças.

Para mais informações sobre o projeto Ulokelu Oficinas de Cinema em Ponta Grossa, acesse ulokelucinema.com.br ou entre em contato com a equipe por meio do e-mail [email protected].

O que é Ulokelu

O Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa é um projeto aprovado e incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), de formação em cinema. Suas oficinas visam ensinar as diversas linguagens cinematográficas para se contar histórias no audiovisual, a partir da vivência de cada pessoa e dessa forma incentivar a produção de filmes em Ponta Grossa, assim como promover o setor cultural da cidade. 

Nesta 2ª fase a identidade visual do projeto se inspira na cineasta cubana Sara Gómez, que eternizou histórias no cinema levando às telas a comunidade afro-cubana, feminina e marginalizada. Seu trabalho destacou as desigualdades de classe, bem como a discriminação racial e de gênero, por meio das histórias sobre a vida cotidiana na ilha.

Dessa forma, pretende-se incentivar a criação de novas histórias que recontam o passado, afinal, sempre é possível redescobrir ou reconstruir o que já passou, imaginar o futuro, projetar imagens, sons e sensações que nos habitarão amanhã.

Se interessou?

Acompanhe o Ulokelu nas redes sociais, para obter mais informações:

INSTAGRAM: @ulokelu_cinema

FACEBOOK: @UlokeluCinema

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE