PUBLICIDADE

Professor de PG lista dicas para alunos planejarem estudos

Para quem pretende se matricular em um curso preparatório para os processos seletivos, o Sepam Vestiba está com as inscrições abertas.

Para quem pretende se matricular em um curso preparatório para os processos seletivos, o Sepam Vestiba está com as inscrições abertas.
Para quem pretende se matricular em um curso preparatório para os processos seletivos, o Sepam Vestiba está com as inscrições abertas. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para quem pretende se matricular em um curso preparatório para os processos seletivos, o Sepam Vestiba está com as inscrições abertas

A chegada de um novo ano é, para muitos, sinônimo de traçar metas em busca dos sonhos. Um dos desejos que costuma permear a mente de jovens e adolescentes é o de conquistar uma vaga em uma universidade renomada para cursar o ensino superior. E para quem busca alcançar esse objetivo, uma atitude é essencial: estudar. 

Em Ponta Grossa, o Sepam Vestibulares é uma das instituições que auxilia os alunos na preparação para os testes seletivos, e as inscrições já podem ser feitas para alguns cursos, com foco nos exames para o ingresso à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Um deles é o Semiextensivo, que iniciou no mês de novembro de 2021 e se encerra no dia 18 de março, período que antecede o vestibular da UEPG. As aulas acontecem no período da tarde e o aluno matriculado recebe os materiais de estudos inclusos. Estudantes de escola pública possuem desconto de 20% para cursar essa modalidade. 

Outro formato que está com as inscrições abertas e que se inicia em 7 de fevereiro é o Terceirão/Extensivo, que possui foco no vestibular da UEPG e no Enem, além de preparar também para outros processos seletivos. Quem opta pela modalidade possui seis aulas pela manhã, plantões de dúvida à tarde, oficinas de redação e simulados periódicos.  

Em 7 de fevereiro também começa o curso Intensivo de Específicas da UEPG. Nesta modalidade são ofertadas as disciplinas de Química, Física e Biologia. O aluno pode optar por uma ou mais matérias. As aulas são voltadas à resolução de questões de alta complexidade. Cada disciplina possui quatro aulas semanais. Os horários das aulas são das 18h50 às 20h10. 

Como o próximo vestibular da UEPG ocorre em 20 de março, o Sepam Vestibulares vai promover entre os dias 14 de fevereiro e 18 de março o Intensivão, focado na preparação final para o exame. O curso é voltado para revisão de conteúdo, com aulas teóricas e resolução de exercícios.  

Na semana que antecede o vestibular da UEPG, de 14 a 18 de março, o Sepam Vestibulares também ofertará os Aulões de Véspera, focados na revisão de conteúdo e na resolução de exercícios. As aulas ocorrem à noite, sendo uma oportunidade para os alunos fixarem os conteúdos estudados. 

De acordo com o coordenador do Sepam Vestibulares, que também é professor dos cursos preparatórios oferecidos pela instituição, Yuri Sócrates, para quem deseja ser aprovado em algum vestibular, é necessário ter uma rotina de estudos aliada a momentos de lazer, a fim de otimizar o processo de aprendizagem.  

Nesse sentido, a escolha por um curso preparatório é essencial para auxiliar na organização e apreensão dos conteúdos. “O Sepam Vestibulares possui professores habilitados para ensinar aos alunos, antenados com as últimas provas da UEPG e disponíveis para tirar as dúvidas existentes dos estudantes”, cita Yuri. 

O professor lista cinco dicas para quem deseja planejar os estudos ao longo de 2022.  

Quanto antes o aluno sabe em qual curso e instituição ele quer ingressar, antes ele consegue planejar o estudo: “foi-se o tempo em que o aluno estudava, estudava e passava em vestibulares no Brasil inteiro. Hoje em dia os vestibulares são cada vez mais específicos, com carácteres únicos. O preparo do aluno tem que dialogar não só com a apreensão dos conteúdos, mas em conhecer como a respectiva instituição os trabalha. São estudos diferentes, ainda que sejam os mesmos conteúdos”, ressalta Yuri.

Prezar não pela quantidade de horas de estudos, mas pela qualidade: “é importante lembrar a diferença entre ter tempo de estudar e saber estudar. Não adianta o aluno ler muito a parte teórica, mas não resolver exercícios”, destaca o professor. Conforme Yuri, a resolução de questões é a melhor forma de apreender o conteúdo, porque proporciona ao aluno o entendimento de como aplicar a teoria nos exercícios propostos. Isso testa o conhecimento do vestibulando e faz ele compreender o caráter da instituição.

Ter consistência no estudo: “não adianta ver seis aulas da manhã, mais 8 horas no contraturno, e no outro dia não estudar. A boa preparação exige rotina, horários de início e término”, sustenta Yuri. Segundo o professor, o estudo diário envolve assistir aulas, resolver questões e conseguir dedicar a mesma carga horária para as mais diversas disciplinas, não só para as específicas do curso requerido. Outro ponto importante é não dormir com a dúvida na cabeça, mas tentar solucioná-la com profissionais habilitados.

Incluir o lazer na rotina:  de acordo com o docente, é necessário que o vestibulando durma e coma bem para aprender os conteúdos estudados, além de ter um momento para fazer o que gosta. “Nem que seja um episódio de série por dia ou sair com a pessoa querida. Estudar com consistência não significa abdicar do videogame, de namorar e de praticar exercícios físicos. O importante é incorporar todos esses momentos dentro da rotina e ter um momento do dia realmente seu”, alega o coordenador do Sepam Vestibulares, que também sustenta a importância de os alunos estudarem separados do celular e de possíveis distrações.

Reservar o sábado ou o domingo para ser um dia realmente livre, sem estudos: o professor complementa que um dia de descanso é essencial para que o aluno inicie a próxima semana com mais energia para os estudos. 

Para aqueles que não se inscreveram para o vestibular da UEPG que ocorrerá em março, não há problemas. Em dezembro está programado um novo processo seletivo e no mês de maio um novo curso Semiextensivo será ofertado pelo Sepam Vestibulares para preparar os alunos até o último mês do ano.  

Os interessados em conhecer o Sepam Vestibulares podem visitar a instituição, localizada na rua Tiradentes, 602. As matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp ou telefone do Colégio: (42) 3224-2300.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE