PUBLICIDADE

Múltiplo Leminski segue em cartaz até 22 de janeiro

Exposição está sendo realizada no Museu Campos Gerais

Múltiplo Leminski segue em cartaz no Museu Campos Gerais até 22 de janeiro
Múltiplo Leminski segue em cartaz no Museu Campos Gerais até 22 de janeiro -

Exposição está sendo realizada no Museu Campos Gerais

A exposição Múltiplo Leminski, que traz o repertório artístico e cultural do poeta paranaense Paulo Leminski, está em cartaz no Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG), até 22 de janeiro. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Inaugurada em agosto de 2021, a exposição já recebeu mais de 1200 visitantes presenciais, além do público virtual. Com curadoria de Alice Ruiz, com quem Leminski foi casado por 20 anos, e de suas filhas Aurea e Estrela Leminski, Múltiplo Leminski traz poesias, fotos, músicas e até a réplica do seu escritório, de onde saíram suas produções.

A exposição tem formato híbrido, com visitação presencial e um passeio interativo em 360º, produzido pelo fotógrafo Celso Margraf. Além disso, se desdobrou em conversas virtuais, visitações guiadas, debates e oficinas. O espetáculo “Leminskanções” trouxe um pocket show de Estrela Leminski e Téo Ruiz, no Grande Auditório da UEPG, com um repertório recheado de canções de autoria de Paulo Leminski e parceiros. Durante sua carreira, Leminski experimentou diversas linguagens artísticas, dentre elas a música. Seu legado conta com cerca de 100 canções, todas catalogadas em um livro de partituras.

Depois de Ponta Grossa, a exposição Múltiplo Leminski segue para Cascavel, décima segunda cidade a receber a mostra no Brasil. A primeira foi Curitiba, terra natal do poeta, onde a exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) foi vista por mais de 180 mil pessoas. Paralelamente, a exposição também esteve em Lisboa, Portugal, onde permaneceu de 10 de setembro a 03 de novembro. Múltiplo Leminski acontece pelo edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Superintendência Estadual de Cultura do Paraná, com patrocínio da Copel. O projeto ainda conta com apoio da Associação de Museus dos Campos Gerais, Secretaria de Turismo de Ponta Grossa, Hotel Planalto e Lumen Café+Gastronomia.

Ilustríssimo Leminski

Em dezembro, a exposição se desdobrou em cartazes produzidos pelos alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG. “Ilustríssimo Leminski” traz a interpretação de poemas, com base em orientações das aulas de Gravura e Pintura e a partir da visita guiada à exposição sobre o poeta e de conversas virtuais com Patricia Camera, Cristina Mendes e Áurea Leminski. As orientações foram realizadas pelos professores Patricia Camera, Cristina Mendes, Marcio Campos e Priscila Mocelin.

Museu

O serviço de pesquisa no acervo do Museu está fechado durante o mês de janeiro, devido ao recesso universitário, e reabre em fevereiro. O MCG fica na Engenheiro Schamber, esquina com a XV de Novembro, no centro de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE