PUBLICIDADE

Moda revive valores do passado para recriar o novo

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (31/12)

Moda revive valores do passado para recriar o novo
Moda revive valores do passado para recriar o novo -

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (31/12)

Moda revive valores do passado para recriar o novo

A moda tem a capacidade de expressar o que somos e o que sentimos. Compreende os sentidos do corpo, sendo um dos elementos essenciais que o modifica. Tem o poder de mudar a forma como as pessoas nos interpretam apenas pelo nosso gosto pessoal seja das nossas escolhas, da roupa que gostamos de usar ou da fragrância do nosso perfume.

Paralelamente, a indústria usufrui destas variações de escolhas e relaciona aos valores atuais com referências do passado para lançar as tendências que irão refletir no comportamento atual.

É comum o segmento de moda estar relacionado em pesquisas como algo superficial ou fútil , apenas por suas formas convencionais. No entanto, mal sabem que a indumentária é somente uma ponta do um enorme iceberg submerso em um sistema de significados culturais , complexo e completo.

Partindo dessa contextualização inicia-se uma reflexão sobre a influência da história , moda e tendências como por exemplo o costume de usar as franjas para adornar as roupas .

O fato relevante deste contexto comparado a um iceberg submerso é que cada estilo tem algo histórico é como uso das “Franjas”. O primeiro registro sobre franjas está na Bíblia em números 15:39: no livro sagrado Deus através de Moisés ordenou aos israelitas que fizessem franjas nas abas das suas vestes, com um cordel azul por cima da franja.

Pelos indígenas americanos, as franjas eram colocadas nas laterais das roupas ao da cabeça para que servissem de calha para drenar a água da chuva como vemos, tendência é uma prática existente em todos os períodos históricos.

Como moda elas surgiram na década de 1920 com as melindrosas e seus vestidos de franjas que traziam movimento ao dançar o charleston e logo o balanço das franjas fez sucesso, a mulher que já ganhava liberdade de não precisar usar os apertados espartilhos , dançava livre com o movimento das franjas soltas ao vento era como poder voar . O grande nome da moda da década de 1920 que não podemos deixar de mencionar foi sem dúvida Gabrielle Bonheur Chanel .

Franjas são atemporais entre vários estilos, não estão presentes apenas em roupas mas pontuam estrategicamente toda a produção de um look .

A temporada de verão 2022 valorizou esse estilo de movimento, afinal não importa sua situação, a vida está em constante movimento e a moda continuará sendo um registro histórico vinculado à memória de cada tempo . A grande protagonista ou seja as franjas estão em todos os acessórios o que pode ser um começo para você aderir a tendência de forma pontual , no entanto estão nas peças do vestuário chancelando a referência de moda aplicadas em vestidos ou saias com longas franjas nas barras, nos decotes de blusas , em camadas de uma peças únicas como um vestido curto ou nas lateral das calças. É uma tendência fácil de adaptar ao guarda roupa e que propicia a evolução da moda em suas fases do tempo, o que valoriza ainda mais um visual de uma peça contemporânea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE