Confira a coluna RC deste sábado (18/12)
Confira a coluna RC deste sábado (18/12)
Publicado: 18/12/2021, 06:30

RC ENTREVISTA
FERNANDA BASSO SILVÉRIO
Nossa mulher do mês é formada em direito pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduada lato sensu em Direito administrativo pela LFG especialista em gestão em saúde pública pela Fio Cruz. Como Promotora de Justiça atuando no Paraná desde 2010 ela representa a força da participação feminina no Ministério Público. Residindo na cidade há 5 anos ela aproveita os eventos esportivos e a diversidade local para praticar yoga, tênis, corrida, pedalar, ou cair numa piscina para fazer natação. O esporte em geral é seu lado b além de encontrar tempo para ler bons livros e cozinhar. Fernanda Basso Silvério é uma mulher forte, bela e cheia de predicados, é esse o resumo dessa diva que nos brinda com sua presença na coluna especial do RC Entrevista. Fotografada pelas lentes de Laertes Soares, o mago das imagens, ela esbanja sua impecável e clássica beleza:
RC - Uma mulher dona sí. Amante de esportes, discreta e de um bom gosto inconteste. No Ministério Público é uma das representantes femininas. Como é representar a mulher promotora num meio que por muito tempo foi considerado reduto masculino?
Fernanda - As mulheres vêm ocupando cada vez mais espaço na sociedade, mas entendo que ainda há muito a ser feito. É de grande relevância o nosso posicionamento em instituições como o Ministério Público. Devo ressaltar que, no Ministério Público do Paraná vemos uma quantidade cada vez maior de mulheres, tanto na carreira, como funcionárias. Hoje claramente não há como retroceder, é um espaço tão masculino quanto feminino.
RC - Como funciona sua rotina de trabalho e como equilibra com os cuidados e a rotina esportiva? Há uma válvula de escape?
Fernanda - Minha válvula de escape sempre foram os esportes, acordo cedo para praticar e isso realmente ajuda muito, principalmente pela rotina pesada do trabalho. Para mim o esporte é como uma terapia é meu autocuidado principal.
RC - Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas desde o início da pandemia no trabalho como promotora. Em que seu trabalho se reinventou?
Fernanda - Trabalhei desde o início com a pandemia, uma vez que atualmente sou promotora da saúde. Tivemos que mudar muita coisa, sem reuniões presenciais, que eram muito comuns, visitas a algumas entidades passaram a ser virtuais também. Continuamos realizando o nosso trabalho que se mostrou viável em regime de teletrabalho. Evidentemente que, por trabalhar com Saúde Pública, em diversas ocasiões foi necessário realizar trabalho presencial. Acredito que o formato anterior não retornará integralmente, até mesmo porque gerou uma economia para os cofres públicos e os trabalhos foram adequadamente realizados.
RC - Você adora culinária. Quais são as suas influências na cozinha? O que mais gosta de cozinhar?
Fernanda - Adoro comer também…. Acho que comida italiana é o que mais faço. Em verdade comecei a cozinhar quando fui morar sozinha em Laranjeiras do Sul. Lá não tinha muitas opções, então passei a fazer em casa, desde então gosto muito. Minha mãe sempre cozinhou muito bem, foi a minha maior influência.
RC - Moradora da cidade há 5 anos, você pode nos dizer no seu ponto de vista o que a cidade ainda necessita investir e em que ela se desenvolveu desde que chegou aqui? Como você observa isso?
Fernanda - Há 12 anos morei aqui por um mês, quando retornei vi que já era outra cidade. Naquela época não tinha muitas opções de restaurante, hoje temos mais. Também compras hoje praticamente só faço aqui. Quanto aos esportes há muitos eventos, o que movimenta a cidade. Por outro lado me parece que faltam mais opções culturais. Mas amo morar em Ponta Grossa.
Diretas:
Um sonho: fim da pandemia
Viagem inesquecível: Paris
Família: acolhimento
Um arrependimento: deixar algumas coisas para depois
Uma trilha sonora: Marisa Monte
Um livro de cabeceira: Cem anos de solidão
Medo: aranha
Futuro: esperança
Estar em paz: necessário
Amar: João Vitor
STAFF:
FOTOGRAFIA: LAERTES SOARES
VIDEO: FF FILMS
CABELO E MAQUIAGEM: SALÃO MENINA BONITA
ROUPAS: KIERS CONCEPT
ACESSÓRIOS: MARIZA KIERS
CALÇADOS: AREZZO
DIREÇÃO GERAL: RÔMULO CURY




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
















