PUBLICIDADE

Proex lança primeira exposição de arte em cerâmica

A mostra é alusiva ao aniversário de Ponta Grossa e conta com obras de 14 artistas

Todos os artistas expositores têm na cerâmica o principal elemento compositivo, utilizando-se de diferentes técnicas e propostas
Todos os artistas expositores têm na cerâmica o principal elemento compositivo, utilizando-se de diferentes técnicas e propostas -

A mostra é alusiva ao aniversário de Ponta Grossa e conta com obras de 14 artistas

Nessa quarta-feira (11), às 19h30, a Diretoria de Assuntos Culturais da Proex abriu a primeira exposição de arte exclusivamente em Cerâmica realizada em Ponta Grossa: "Terra, Cores e Formas", na Galeria da Proex. A mostra comemora o aniversário de Ponta Grossa, que completa 196 anos no domingo, 15 de setembro.

A exposição é composta por obras de 14 artistas, que têm na cerâmica o principal elemento compositivo, utilizando-se de diferentes técnicas e propostas. Os organizadores explicam que a cerâmica aqui surge como uma forma de linguagem expandida, ora como escultura, ora como objeto, ora como forma, ora como conceito. Produções que falam da Arte Clássica, Contemporânea e Conceitual, dividindo um mesmo espaço de fruição. "Esta é uma mostra coletiva em que os artistas criaram obras em cerâmica como linguagem principal, nas suas diferentes dimensões e proposições", afirmam os curadores Glaucia Flügel e Nelson Silva Junior. "As obras são fruto das diferentes relações que cada artista, a partir de sua poética, estabelece com a própria matéria-prima e o processo de criação"

O título da exposição, de acordo com a curadora, é uma alusão ao elemento terra, como o princípio básico da argila, manifestada em diferentes cores e formas e que compõe uma gama poética de possibilidades. Para o curador, em cada criação os artistas evidenciam, para além de suas vivências e experiências com uma determinada linguagem artística, o encantamento do devir que a argila proporciona àqueles que têm nesse suporte sua principal referência artística. "O processo lento de moldar, secar e queimar a argila, transformando-a em Cerâmica é, para o artista do barro, esse devir, o vir a ser que somente a obra de arte proporciona ao homem".

A curadoria da exposição é de Glaucia Flügel e Nelson Silva Junior, e a exposição exibe obras de 14 artistas: Alan Max Gonzales Groth, Andreia Spanholi, Carla Pimentel, Carina Weidle, Ceres Schneider, Diego Divardim, Eduardo Freitas, Elaine Denck, Glaucia Flügel, Glauco Menta, Marília Diaz, Nelson Silva Junior, Regina Costacurta, e Soraia Savaris.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE