Foto Elite doa acervo à UEPG e encerra atividades | aRede
PUBLICIDADE

Foto Elite doa acervo à UEPG e encerra atividades

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Seu Domingos, deixa Ponta Grossa no fim de julho para se dedicar a família que vive no Pará há um ano</span>

Um dos maiores nomes da fotografia ponta-grossense deixará a cidade
Um dos maiores nomes da fotografia ponta-grossense deixará a cidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Seu Domingos, deixa Ponta Grossa no fim de julho para se dedicar a família que vive no Pará há um ano

Um dos maiores nomes da fotografia ponta-grossense deixará a cidade. Domingos Silva Souza, ou Seu Domingos, como é conhecido, está de mudança para Rondon do Pará-PA, cidade que fica mais de 2,6 mil quilômetros de distância de Ponta Grossa. O fotógrafo tem sua esposa, filha e neto morando no município paraense desde o ano passado e agora vai encerrar as atividades do Foto Elite no fim de julho para viver com a família.

Domingos reconhece que suas fotografias marcaram a história de Ponta Grossa. “Fotografar foi tudo na minha vida, não tenho palavras para sintetizar tudo que vivi”, comenta. Todo o acervo está em processo de digitalização pelo próprio fotógrafo e será disponibilizado para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e para o Museu Campos Gerais (MCG).

Para Rafael Schoenherr, diretor de Acervo do MCG, a parceria não está totalmente concretizada, o museu está avaliando as condições técnicas para receber o material digitalizado e os negativos que inclui chapas de vidro da década de 70 . “Dado o valor histórico do acervo, existe interesse da nossa parte e da UEPG em ajudar o máximo possível para preservar isso”, afirma Rafael.

Uma parte do acervo, de mais de 42 anos, está disponibilizada na página do Facebook do Foto Elite desde 2012. “Não tenho ideia de quantas fotos foram publicadas e não é nem 5% de tudo que tenho”. Além da publicação essa é uma oportunidade de compartilhar com as pessoas tudo o que ele tem arquivado em material fotográfico.

Com mais de 41 anos de existência, sob a administração de Domingos Silva Souza, o Foto Elite já acompanhou e fotografou os mais diversos momentos do povo e da história de Ponta Grossa. “Eu não sei o que eu não fiz”, explica o fotógrafo sobre tantos anos de trabalho. São milhares de registros de formaturas, aniversários, casamentos, desfiles cívicos e solenidades políticas, bem como fotografias para a imprensa.

Conheça o ícone da fotografia

Domingos Silva Souza, começou na fotografia em 1955, que o então adolescente, foi convidado por uma prima a trabalhar no lendário Foto Weiss, loja que também marcou época em Ponta Grossa. Depois de muito observar, aprendeu o processo de revelação das fotos. “No começo a gente revelava na bacia, um por um. Depois surgiram os tanques”, explica.

As fotos então passavam pelo fixador e depois eram lavadas para retirar os resíduos e eram colocadas para secar. Depois de todo esse processo, “a foto nascia”, relembra. Após anos trabalhando somente no laboratório com as revelações, Domingos começou a fotografar e não parou mais. Já são 64 anos trabalhando com fotografia. Destes, 41 no comando do Foto Elite.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE