Coluna 'Trilha da Fé': O amor pelo anúncio da Palavra de Deus

Trazendo o amor, ensinamentos e compaixão de Cristo a todas as pessoas”. Com esta filosofia de vida, os missionários verbitas construíram uma íntima relação com Ponta Grossa desde os primórdios da Diocese. A Sociedade do Verbo Divino (Societas Verbi Divini, SVD), fundada em 8 de setembro de 1875, pelo padre alemão Santo Arnaldo Janssen (canonizado pelo papa João Paulo II, em 2003), é uma comunidade missionária com o propósito do anúncio da Palavra de Deus, da criação de novas comunidades do Povo de Deus e a promoção do crescimento e a união entre si e com a Igreja inteira. Os dois primeiros missionários verbitas chegaram ao Brasil em março de 1895, pelo porto de Vitória (ES).

Após a chegada ao Brasil, os missionários já tinham representantes atuando nos estados do sul do país. Em Ponta Grossa, a presença da Congregação do Verbo Divino ocorreu em 1903, com a vinda do padre Luiz Berger para ajudar na paróquia Sant’Ana e também colaborar no estabelecimento de uma escola que deveria garantir a educação religiosa das crianças. Esta instituição foi concluída em 1910, denominada Colégio São Luiz. A construção contou com o auxílio do experiente arquiteto verbita, padre João Beckert, da Argentina. A época a nova edificação, com planta de três andares, foi considerada como um dos prédios mais belos de Ponta Grossa.

O primeiro bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Antônio Mazzarotto, pouco depois de assumir o bispado, em 1930, confiou aos sacerdotes da SVD os serviços religiosos da Paróquia Sant’Ana - futura Catedral - das capelas do Divino Espírito Santo, do Rosário, entre outras. Em 1940, foi fundado o Seminário Verbo Divino, localizado na Colônia Dona Luiza, onde passaram mais de 1200 alunos durante o período em que esteve em atividade. Em 2009, o local foi adquirido pelo Governo do Paraná, tornando-se Centro de Educação. No ano de 1942, outra reforma promovida por dom Antônio retirou os padres verbitas da Paróquia Sant’Ana. No entanto, a criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no mesmo ano, foi confiada a eles, que a administram até os dias de hoje. O primeiro pároco foi Antônio Klein (1942-1944).

Em 1975, por ocasião do centenário de fundação da SVD, o então prefeito de Ponta Grossa, Amadeu Puppi, presenteou os missionários com uma placa de bronze (FOTO), que ficava localizada no Seminário Verbo Divino. A placa foi preservada pelo padre Edvino Sicuro e se encontra atualmente na Sala da Memória na Casa Provincial, em Curitiba. O protagonismo dos verbitas na Diocese foi muito além, com atuação em outras comunidades e cidades, amparado pela célebre frase do seu fundador ‘o anúncio do Evangelho é a maior prova de amor ao próximo’. Atualmente, são sete padres e um religioso verbita em Ponta Grossa, entre as paróquias Nossa Senhora do Rosário e Espírito Santo e a Casa Missionária. As religiosas do Convento Nossa Senhora do Cenáculo e as Servas do Espírito Santo pertencem a congregações fundadas também pelo padre Arnaldo Janssen.

 

FONTE

- MC GOVERN. Joseph Patrick (SVD). A Fertilidade de Canaã: A história da Congregação do Verbo Divino (SVD) no Brasil. Juiz de Fora: 1975

- BACH, Francisco e SNIEGOVISK, José ORG. Cinquentenário 1926 - 1976. Diocese de Ponta Grossa. Ponta Grossa: Gráfica Vicentina, 1976.

- Padre Edvino Sicuro SVD

 

Flávio Wilson lança funk cultural em novo álbum

Flávio Wilson lança funk cultural em novo álbum...

Mortes por covid representam 52% dos óbitos em março

Mortes por covid representam 52% dos óbitos em março...

Operário goleia o Athletico na Arena da Baixada

Operário goleia o Athletico na Arena da Baixada...

Confira seu horóscopo para este domingo (18/04)

Confira seu horóscopo para este domingo (18/04)...

O que as crianças gostam de ler?

O que as crianças gostam de ler?...

Puffer Jacket: a peça coringa para o seu inverno

Puffer Jacket: a peça coringa para o seu inverno...

Confira a Coluna RC deste sábado (17-04)

Confira a Coluna RC deste sábado (17-04)...

Confira seu horóscopo para este sábado (17/04)

Confira seu horóscopo para este sábado (17/04)...

Passos propõe quitar dívidas para classe de trabalhadores

Passos propõe quitar dívidas para classe de trabalhadores...

Projeto pune em até R$ 112 mil atos racistas em estádios

Projeto pune em até R$ 112 mil atos racistas em estádios...

Projeto auxilia mulheres vítimas de violência no transporte

Projeto auxilia mulheres vítimas de violência no transporte...

Capa da edição deste fim de semana (17, 18 e 19/04/2021) do JM

Capa da edição deste fim de semana (17, 18 e 19/04/2021) do JM...

Justiça interpela Prefeitura sobre crise no transporte

Justiça interpela Prefeitura sobre crise no transporte...

Nova agencia da Sicredi será na Av. Vicente Machado

Nova agencia da Sicredi será na Av. Vicente Machado...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS