PUBLICIDADE

Foca Foto idealiza plataforma de streaming gratuita

O objetivo da plataforma é valorizar a cultura local.
O objetivo da plataforma é valorizar a cultura local. -

Projeto busca valorizar e divulgar a produção do curso de jornalismo e de Ponta Grossa

O Projeto de extensão Foca Foto (Fotorreportagem UEPG) tem como objetivo realizar produções voltadas a questões sociais, comunitárias, educacionais e culturais. E para impulsionar ainda mais esses campos, está propondo para o Departamento de Jornalismo, um novo subprojeto: o Foca Play. Trata-se de uma plataforma de streaming gratuita à comunidade idealizada pelo acadêmico Heryvelton Martins e que começa a ganhar contornos com a participação de professores e alunos do projeto.

O objetivo da plataforma é valorizar a cultura local. O diferencial do Foca Play é que qualquer pessoa ou instituição pode enviar o seu material audiovisual, que passará por uma comissão avaliadora para depois ser disponibilizado na plataforma.

“É de extrema importância investir em audiovisual em um momento em que o governo corta verba de organizações que incentivam a Cultura. O curso de jornalismo da UEPG tem diversas produções audiovisuais e queremos disponibilizá-las em apenas um lugar, facilitando para quem quer assistir as produções. Sem contar que o Foca Play terá produções inéditas, incentivando a cultura local”, explica Heryvelton.

A plataforma contará com produções originais, disponibilizando os documentários apresentados como TCCs do curso de jornalismo, além de outros materiais da UEPG que se encaixem com a proposta do projeto Foca Foto.

O subprojeto também terá produções com o selo “original Foca Play”, que serão produtos do audiovisual feitos por alunos do Foca Foto. A plataforma disponibilizará igualmente produções de terceiros, ou seja, qualquer pessoa que tiver interesse poderá submeter o seu trabalho ao site.

Para o professor do curso de Jornalismo e coordenador do Foca Foto Carlos Alberto de Souza, com o Foca Play, o projeto de extensão poderá ampliar a sua ação na comunidade, contribuindo para a cultura local. “Vamos priorizar a disponibilização de conteúdos de interesse da coletividade que no momento estão em arquivos de uso restrito. O Foca Play pretende ser uma espécie de “Netflix” de Ponta Grossa, em que as pessoas poderão acessar histórias, relatos e documentários significativos na área do jornalismo e da cinematografia”.

Ângela Aguiar também é professora do curso de Jornalismo da UEPG e supervisiona o projeto Foca Foto. Considera que o Foca Play representa o esforço de se pensar a lógica de circulação e de consumo de conteúdo jornalístico a partir da convergência digital.

“Para além da transformação do analógico para o digital, a experiência de um projeto de extensão, que tem como mote a fotografia, deve levar em consideração o que PLAY representa de transformação do mercado da comunicação. A fotografia, no jornalismo, se reinventou diversas vezes nos últimos 100 anos. Cabe a nós, neste momento, pensá-la pela lógica da convergência e do jornalismo em formato streaming”, declara Ângela.

Além de conteúdos voltados para adultos e para o público acadêmico, a plataforma pretende disponibilizar produções voltadas ao público infantil. Essas produções terão o objetivo de incentivar a criatividade e criar um valor cultural e educativo. Os produtos ficarão disponíveis por tempo indeterminado na plataforma. A coordenação do projeto ficará a cargo dos professores Carlos Alberto de Souza, Paulo Rogério de Almeida e dos acadêmicos Heryvelton Martins e Amanda Martins de Paula.

Fonte: Amanda Dombrowski e Laísa Braga

O objetivo da plataforma é valorizar a cultura local.
O objetivo da plataforma é valorizar a cultura local. Foca Foto idealiza plataforma de streaming gratuita Foca Foto idealiza plataforma de streaming gratuita
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE