Foca Foto idealiza plataforma de streaming gratuita

Projeto busca valorizar e divulgar a produção do curso de jornalismo e de Ponta Grossa


O Projeto de extensão Foca Foto (Fotorreportagem UEPG) tem como objetivo realizar produções voltadas a questões sociais, comunitárias, educacionais e culturais. E para impulsionar ainda mais esses campos, está propondo para o Departamento de Jornalismo, um novo subprojeto: o Foca Play. Trata-se de uma plataforma de streaming gratuita à comunidade idealizada pelo acadêmico Heryvelton Martins e que começa a ganhar contornos com a participação de professores e alunos do projeto.

O objetivo da plataforma é valorizar a cultura local. O diferencial do Foca Play é que qualquer pessoa ou instituição pode enviar o seu material audiovisual, que passará por uma comissão avaliadora para depois ser disponibilizado na plataforma.

“É de extrema importância investir em audiovisual em um momento em que o governo corta verba de organizações que incentivam a Cultura. O curso de jornalismo da UEPG tem diversas produções audiovisuais e queremos disponibilizá-las em apenas um lugar, facilitando para quem quer assistir as produções. Sem contar que o Foca Play terá produções inéditas, incentivando a cultura local”, explica Heryvelton.

A plataforma contará com produções originais, disponibilizando os documentários apresentados como TCCs do curso de jornalismo, além de outros materiais da UEPG que se encaixem com a proposta do projeto Foca Foto.

O subprojeto também terá produções com o selo “original Foca Play”, que serão produtos do audiovisual feitos por alunos do Foca Foto. A plataforma disponibilizará igualmente produções de terceiros, ou seja, qualquer pessoa que tiver interesse poderá submeter o seu trabalho ao site.

Para o professor do curso de Jornalismo e coordenador do Foca Foto Carlos Alberto de Souza, com o Foca Play, o projeto de extensão poderá ampliar a sua ação na comunidade, contribuindo para a cultura local. “Vamos priorizar a disponibilização de conteúdos de interesse da coletividade que no momento estão em arquivos de uso restrito. O Foca Play pretende ser uma espécie de “Netflix” de Ponta Grossa, em que as pessoas poderão acessar histórias, relatos e documentários significativos na área do jornalismo e da cinematografia”.

Ângela Aguiar também é professora do curso de Jornalismo da UEPG e supervisiona o projeto Foca Foto. Considera que o Foca Play representa o esforço de se pensar a lógica de circulação e de consumo de conteúdo jornalístico a partir da convergência digital.

“Para além da transformação do analógico para o digital, a experiência de um projeto de extensão, que tem como mote a fotografia, deve levar em consideração o que PLAY representa de transformação do mercado da comunicação. A fotografia, no jornalismo, se reinventou diversas vezes nos últimos 100 anos. Cabe a nós, neste momento, pensá-la pela lógica da convergência e do jornalismo em formato streaming”, declara Ângela.

Além de conteúdos voltados para adultos e para o público acadêmico, a plataforma pretende disponibilizar produções voltadas ao público infantil. Essas produções terão o objetivo de incentivar a criatividade e criar um valor cultural e educativo. Os produtos ficarão disponíveis por tempo indeterminado na plataforma. A coordenação do projeto ficará a cargo dos professores Carlos Alberto de Souza, Paulo Rogério de Almeida e dos acadêmicos Heryvelton Martins e Amanda Martins de Paula.

 

Fonte: Amanda Dombrowski e Laísa Braga

Regional de PG recebe mais de 5,8 mil doses de vacina

Regional de PG recebe mais de 5,8 mil doses de vacina...

Sanepar suspende atendimento presencial no lockdowm

Sanepar suspende atendimento presencial no lockdowm...

Novo ministro defende distanciamento social

Novo ministro defende distanciamento social...

Paraná registra morte de macaco por febre amarela

Paraná registra morte de macaco por febre amarela...

UEPG apoia decreto e mantém atividades apenas essenciais

UEPG apoia decreto e mantém atividades apenas essenciais...

Deputados pedem execução do cronograma de vacinação

Deputados pedem execução do cronograma de vacinação...

Prefeitura reforça Serviço on-line 156

Prefeitura reforça Serviço on-line 156...

Crônicas dos Campos Gerais: ‘Gustavo’

Crônicas dos Campos Gerais: ‘Gustavo’...

Palmeira amplia duração de decreto por mais 48 horas

Palmeira amplia duração de decreto por mais 48 horas...

AMCG atua em três frentes para adquirir imunizantes

AMCG atua em três frentes para adquirir imunizantes...

Confira o novo decreto para combate à covid

Confira o novo decreto para combate à covid...

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (17-03)

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (17-03)...

Confira seu horóscopo para esta quarta-feira (17/03)

Confira seu horóscopo para esta quarta-feira (17/03)...

Capa da edição desta quarta-feira (17/03/2021) do JM

Capa da edição desta quarta-feira (17/03/2021) do JM...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS