PUBLICIDADE

Empreendedora de PG cria produtos orgânicos

Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador

Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador
Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador -

Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador

Fernanda Jasinski, de apenas 19 anos, criou shampoo e condicionador sólidos, e orgânicos. Tudo começou após desenvolver uma alergia capilar, por usar os shampoos convencionais. Ela foi ao médico, mas os demais produtos receitados não resolviam seu problema, e aí que criou seus próprios produtos.

O processo de criação começou quando ela procurou saber sobre os shampoos naturais, já que são livres de vários componentes químicos que só prejudicavam ainda mais sua situação. Depois de um tempo de pesquisa, ela descobriu sobre a existência dos shampoos sólidos. Desse dia em diante, Fernanda se aprofundou ainda mais sobre esse mundo dos produtos naturais.

A jovem empreendedora sempre teve vontade de empreender, mas não sabia em quê, foi quando ela uniu o útil ao agradável e começou. “Eu estava querendo empreender há tempos, só não sabia com o quê. Logo após que descobri como fazer shampoos e condicionadores sólidos e testei, percebi que realmente tinha melhorado muito meu problema capilar e que era algo que tinha a ver com meus valores pessoais, era zero plástico, sustentável, não tóxico e não prejudicava à saúde de ninguém.”.

No início deste ano, Fernanda fez um curso online de cosméticos naturais, depois começou a produzir demais produtos, além do shampoo e condicionador. Entraram na lista cremes faciais e desodorantes, com o mesmo conceito, desenvolver produtos naturais e sustentáveis. “Foi aí que descobri que adorava produzir cosméticos. Não fazia ideia que iria realmente amar produzir essas coisas. Para mim é como se fosse uma terapia hoje em dia”. Ela já tem planos para fazer outros produtos em barra.

Os benefícios são diversos:

Primeiro: saúde. “Tudo que passamos no corpo e no couro cabeludo, a pele absorve. E os cosméticos convencionais contém muitos ingredientes tóxicos, como petrolatos, que podem prejudicar a sua saúde, além de terem estudos confirmando que os parabenos que é o conservante da maioria dos cosméticos, causam o envelhecimento precoce da pele”.

Segundo: zero plástico. “A indústria de cosméticos é o ramo que mais produz plásticos no mundo. Se continuarmos no mesmo ritmo até 2050 haverá mais plástico no mar do que peixes. Não faz sentido usar uma matéria que demora mais de 450 anos para de decompor.”

Terceiro: ingredientes naturais e não tóxicos. “Os shampoos e condicionadores convencionais intoxicam rios onde os animais marinhos que ali habitam acabam morrendo e os solos também, que acaba matando as árvores daqueles solos, plantas e tudo que tiver ali.”

Quarto: menos espaço. “Ocupam menos espaços, duram bem mais que shampoos convencionais, podendo durar até 80 lavagens. E um kit com 1 shampoo e condicionador equivale à 5 garrafas plásticas convencionais. Rendem muito mais.”

O mercado para os produtos naturais está cada vez mais favorável. “A tendência do mercado nesse ramo só tende a aumentar, nos anos seguintes principalmente sendo natural e vegano, sem nenhuma crueldade animal envolvida”, afirma.

Para produzir os produtos Fernanda enfrenta desafios, encontrar a matéria-prima é um pouco complicada, pois a maioria dos itens são importados, o que causa a alta do preço final. A empreendedora acredita que com a expansão dos produtos naturais, o valor vai diminuir. “Acredito que conforme o crescimento desse tipo de produto aumentar, o preço vai ficar mais baixo igual todo produto que aumenta à demanda.”

Além da falta de matéria-prima no Brasil, as pessoas têm um certo preconceito com os produtos naturais. “Acham que o shampoo não tem muita eficácia, que não limpam bem, que não fazem espuma e que não tem aroma nenhum. Mas é totalmente ao contrário.

Muitas pessoas também acham que é um sabonete pra cabelos iguais aos que nossas bisavós usavam, porém não tem nada a ver com sabonete. O processo dele é outro e por sinal totalmente diferente, ingredientes e tudo mais.”, finaliza. Fernanda comercializa seus produtos através do Instagram, o organic biosmóticos.

Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador
Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador Após um problema com os produtos convencionais, Fernanda criou seu próprio shampoo e condicionador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE