Fenata inicia sua 48º edição de forma remota

O cerimonial cumpriu todos os protocolos de biossegurança em prevenção à pandemia da Covid-19

Em formato adaptado à pandemia, a 48° edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) iniciou na noite da última quarta-feira (02), com a premiação dos vencedores do prêmio de dramaturgia e uma discussão entre os curadores do Fenata. O evento foi transmitido ao vivo do Cine-Teatro Pax pelo Facebook da UEPG, numa parceria entre a Coordenadoria de Comunicação da UEPG e Núcleo de Tecnologia da Informação. O cerimonial cumpriu todos os protocolos de biossegurança em prevenção à pandemia da Covid-19.

Os dramatúrgicos e os textos premiados da noite de ontem na categoria nacional foram Wilson Coelho,de Vila Velha (ES), com Dram Act Urge; Tairone Vale, de Juíz de Fora (MG), com Big Bang; Andrea Cevidanes e Ana Beatriz Guerra, do Rio de Janeiro (RJ), com Fechado para Almoço. Na categoria Paraná, os vencedores foram Alan Norões, com “Os senhores repararam que a viscondessa de Mataburros é uma porca?” e Thiago Dominoni, com Respire Fundo, ambos de Curitiba (PR); Na categoria Campos Gerais, os vencedores fora autores locais, Igor Luige dos Santos Andretti, com Carta de parir trovões; Bya Paixão, com 13 Charges para Roma.

O evento contou com a presença do reitor Miguel Sanches Neto, o presidente da Fauepg Sinvaldo Baglie, da pró-reitora de extensão Édina Schmanski e da diretora de assuntos culturais Sandra Borsoi. A participação presencial no Pax foi limitada a autoridades, equipes de organização e técnica (ao todo, 16 pessoas). Medidas como distanciamento, higienização com álcool e o uso de máscara foram tomadas para garantir a biossegurança de todos os presentes. As autoridades puderam retirar suas máscaras somente no momento de discurso. O evento contou com um intérprete de Libras.

Para o reitor Miguel Sanches Neto, participar do evento foi um misto de alegria e tristeza. “Queríamos estar em uma abertura do Fenata com muita gente, pessoas sentadas no corredor, como tradicionalmente acontece, mas a pandemia nos impõe esse vazio”, lamenta Sanches Neto, que também comemora a oportunidade de continuar a missão da UEPG em fomentar o teatro. “A alegria de estarmos aqui fazendo teatro e valorizando a arte na sua versão literária, continuando a missão da instituição de garantir segurança para todos”, completa.

“O ano de 2020 foi uma provação para toda a sociedade, em especial, para o setor cultural”, afirma o presidente da Fauepg Sinvaldo Baglie. “Nesse contexto, os esforços da UEPG e da Fauepg para a realização do 48º Fenata são indicativos de quanto a arte nos representa. A pandemia nos tirou o palco, mas não a perseverança”, reforça Baglie.

A pró-reitora de extensão Édina Schmanski ressaltou a realização do Festival em meio a pandemia. “O novo formato desse ano foi uma necessidade, considerando todas as restrições que temos vivido”, pontua. “Ao trazer a ideia de trabalhar com textos de dramaturgia e sua composição, a UEPG não só valoriza o teatro e o espetáculo, mas também, a expressão literária que compõem a dramaturgia enquanto poética”, adiciona Schmanski.

Conforme Sandra Borsoi, coordenadora do Festival, a organização de forma segura e a captação de recursos foi um desafio. “Não havia outra saída se não se reinventar a partir da valorização dos fundamentos do teatro, como uma maneira de fazer teatro e marcar posição sobre o que há de melhor na dramaturgia brasileira”, conta Borsoi, ao ressaltar o concurso de textos dramatúrgicos que marcou o novo formato do Fenata.

O Fenata é o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil e, em sua 48º edição, trouxe a proposição “A cena dramatúrgica brasileira”. Organizado pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), o Festival é apresentado pelo Ministério do Turismo através da Lei de Incentivo à Cultura – Pronac, e conta com apoio das Lojas MM e patrocínio da GMAD e Sanepar, através do Programa Paraná Cultural.

O 48º Fenata continua hoje (03), às 19h, com o monólogo de humor “O cotidiano na pandemia” sob a ótica da personagem Craudete, interpretada pela atriz Juliana Fatichi. A transmissão acontece no Facebook UEPG.

Estoque de oxigênio acaba em hospitais de Manaus e pacientes morrem asfixiados

Estoque de oxigênio acaba em hospitais de Manaus e pacientes morrem asfixiados...

Coletivo musical Fora da Caixa lança videoclipe ‘Arizona’

Coletivo musical Fora da Caixa lança videoclipe ‘Arizona’...

PR está pronto para iniciar vacinação contra a Covid-19

PR está pronto para iniciar vacinação contra a Covid-19...

Rivais ajudam e Operário volta a sonhar com o G4

Rivais ajudam e Operário volta a sonhar com o G4...

Paraná tem o maior salário mínimo do país

Paraná tem o maior salário mínimo do país...

Lei exige divulgação de valores obtidos com multas de trânsito

Lei exige divulgação de valores obtidos com multas de trânsito...

Tânia Sviercoski visita delegacia da Polícia Federal em PG

Tânia Sviercoski visita delegacia da Polícia Federal em PG...

Paulo Balansin quer diminuir número de vereadores em PG

Paulo Balansin quer diminuir número de vereadores em PG...

Câmara de PG publica novas nomeações e exonerações

Câmara de PG publica novas nomeações e exonerações...

Coletivo do PSOL e Joce Canto se reúnem com setor de Saúde

Coletivo do PSOL e Joce Canto se reúnem com setor de Saúde...

Velocidade na Terra tem prova adiada pela 3ª vez no Paraná

Velocidade na Terra tem prova adiada pela 3ª vez no Paraná...

Prefeitura de Palmeira recebe deputada Aline Sleutjes

Prefeitura de Palmeira recebe deputada Aline Sleutjes...

Aliel Machado entrega emenda de R$ 3 mi para Telêmaco

Aliel Machado entrega emenda de R$ 3 mi para Telêmaco...

Carambeí anuncia recursos para ampliar abastecimento

Carambeí anuncia recursos para ampliar abastecimento...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS