PUBLICIDADE

Paraquedismo traz desafio nas alturas para praticantes

Jornalista de Ponta Grossa saltou pela primeira vez e relata sensações no ‘pulo’ que realizou em Paranaguá

Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas
Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas -

Jornalista de Ponta Grossa saltou pela primeira vez e relata sensações no ‘pulo’ que realizou em Paranaguá

Um dos esportes radicais mais populares em todo o mundo, o salto com paraquedas conta com milhares de atletas profissionais e homologados pela Confederação Brasileira de Paraquedismo. Maior ainda é o número de pessoas que fazem isso periodicamente, por hobby ou até mesmo experimentam pela primeira vez. E, dentro deste último grupo, o Portal aRede e o Jornal da Manhã entrevistou a jornalista Rafisa Ramos, que saltou de paraquedas pela primeira vez no mês de setembro.

Segundo a profissional de imprensa, que realizou seu salto de estreia em um dos locais mais belos e propícios para isso – o município de Paranaguá – a sensação de pular a uma altura de cerca de três mil metros, com uma queda livre a uma velocidade superior a 200 km/h, mistura sentimentos e emoções. “Era algo que eu já pensava em fazer há muito tempo, mas sempre deixava para depois. Então, quando certo, eu realizei e foi sensacional”, aponta Rafisa.

A jornalista, acompanhada do irmão e do namorado, fez questão de ressaltar as belezas do litoral paranaense, o que trouxe “um gosto todo especial para a situação”. Outro ponto que amplia a experiência segundo a praticante do paraquedismo foi a preparação antes do salto: colocação dos equipamentos, instruções específicas de como ficar no avião e como se portar no salto. Até o momento do salto, são cerca de 15 a 20 minutos. 

Questionada se ficou receosa em algum instante, Rafisa explicou como foi o processo do ‘pulo’ do avião. “Este momento foi de contemplação. É tudo muito lindo, surreal, você vê tudo diminuindo, ficando distante. Mas, sim, tive um momento de receio e foi justamente quando o instrutor abriu a porta do avião e chegou a hora de saltar. É algo inexplicável, pois ao mesmo tempo que você quer saltar e sentir a adrenalina, sabe que não tem controle de nada naquele momento”, pontua.

Para complementar, a praticante de ‘primeira viagem’, sinalizou que participaria deste esporte novamente, buscando outros lugares para apreciar ainda mais as belezas da prática. “Eu falei para o instrutor durante o salto que achava que faria apenas uma vez, para ter como experiência. Mas, assim que pulei e o paraquedas abriu, eu tive a certeza que faria novamente”, conclui Rafisa.

Instrutor dá dicas para quem deseja praticar o esporte

O instrutor que realizou o salto com Rafisa Ramos em Paranaguá, Lourenço Rodrigues, deu algumas dicas para quem deseja realizar um salto. Os principais pontos são: escolha de uma empresa com profissionais homologados pela Confederação Brasileira de Paraquedismo; pesquisar nas redes sociais acerca da empresa escolhida, assim como a avaliação dos clientes; e sanar as dúvidas antes de contratar o serviço.

"Hoje em dia o paraquedismo evoluiu muito. A tecnologia envolvida nos equipamentos é muito grande e as regras e normas que regem o esporte são muito bem organizadas”, destaca Lourenço.

Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas
Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas Segundo Rafisa, queda livre durou cerca de 30 segundos antes da abertura do paraquedas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE