PUBLICIDADE

MCG expõe HQ’s sobre Carolina Maria de Jesus

Autores da obra estiveram em Ponta Grossa na última terça-feira (19) para o lançamento nacional da mostra

Lançamento  da exposição aconteceu às véspera do dia da Consciência Negra
Lançamento da exposição aconteceu às véspera do dia da Consciência Negra -

Autores da obra estiveram em Ponta Grossa na última terça-feira (19) para o lançamento nacional da mostra

O Museu Campos Gerais (MCG), recebe até dia 14 de dezembro, a exposição ‘Carolina em HQ: mostra de originais da história em quadrinhos sobre Carolina Maria de Jesus’. A estreia nacional da exposição, aconteceu na última terça-feira (19) - véspera do dia da consciência negra- no museu e contou com a presença dos autores João Pinheiro e Sirlene Barbosa, que assinam a biografia em quadrinhos Carolina (editora Veneta, 2016).

Na visita à Ponta Grossa, os autores participaram de uma noite de autógrafos, de bate-papo com estudantes e docentes de Artes Visuais da UEPG e ainda prestigiaram a inauguração da nova sede do Instituto Sorriso Negro, em Uvaranas. Na obra, João e Sirlene, contam a história da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro ‘Quarto de Despejo’, que foi publicado em mais 13 países e fez da escritora um fenômeno literário do Brasil na década de 60. Desde a infância pobre em Minas Gerais até o cotidiano da vida sofrida na favela do Canindé, em São Paulo, tudo é retratado na biografia em quadrinhos.

Além de ser uma oportunidade para conhecer um pouco da vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a mostra também é uma inspiração para artistas da região, que pela primeira vez têm a oportunidade de visitar uma mostra nacional de originais de quadrinhos no MCG, e ver de perto o resultado do trabalho, criado apenas com lápis, papel e borracha. “A ideia de fazer a lápis foi porque a própria escritora Carolina trabalhava com lápis, então ela criou todas as suas obras com material muito simples, era o papelão que ela catava na rua, cadernos que tinham folhas em branco, então ela catava e escrevia, por isso eu achei que seria uma boa também, trabalhar com o mínimo de recursos”, explica João Pinheiro.

A mostra que integra a programação do mês da consciência negra no museu foi selecionada pelo edital de Seleção de Projetos sobre Expressões e Manifestações da Cultura Afro-Brasileira do Conselho Municipal de Política Cultural de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura, com a curadoria do jornalista e professor da UEPG, Ben-Hur Demeneck.

Museu inaugura ala no mesmo dia da exposição

O espaço cultural Debret, localizado no Museu Campos Gerais, onde a história de Carolina Maria de Jesus está exposta, foi inaugurado junto com a exposição, na última terça-feira (19), com a presença dos autores da obra, João Pinheiro e Sirlene Barbosa. A entrada para a visitação é gratuita. O Museu Campos Gerais está localizado na Rua Engenheiro Schamber, 686, e a mostra ficará aberta para o público, de terça-feira aos sábados, a partir das 9h às 11h30 e no período da tarde desde as 13h30 às 17h.

Lançamento  da exposição aconteceu às véspera do dia da Consciência Negra
Lançamento  da exposição aconteceu às véspera do dia da Consciência Negra Lançamento  da exposição aconteceu às véspera do dia da Consciência Negra Lançamento  da exposição aconteceu às véspera do dia da Consciência Negra Lançamento  da exposição aconteceu às véspera do dia da Consciência Negra
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE