Documentário traz depoimentos de brasileiros que lutaram contra Hitler

‘V de Vitória’, dirigido e produzido por jornalistas e uma pesquisadora tem como objetivo resgatar e divulgar as vivências de brasileiros que integraram

Resgatar a história dos pracinhas brasileiros na II Guerra Mundial. Esse é o objetivo do documentário ‘V de Vitória’, dirigido pelo jornalista Helton Costa e com coprodução do também jornalista Diego Antonelli e da pesquisadora Andressa Beló Costa. A partir do dia 21 deste mês, em parceria com o portal aRede e com o Jornal da Manhã, o documentário estará disponível para ser assistido na fanpage do Facebook, mantida pelos profissionais: www.facebook.com/vdevitoriabr. 

A proposta é resgatar e divulgar a história de brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e arriscaram suas vidas nas gélidas temperaturas da Europa, entre 1944 e 1945, para combater as forças nazistas e fascistas de Adolf Hitler e Benito Mussolini. “A gente assumiu essa proposta de manter essa história viva e contar para a sociedade como foi importante a participação dos pracinhas brasileiros na guerra que combateu o fascismo que assolava a Europa. Eles se mostram bons combatentes, mesmo sem o preparo e os treinamentos adequados. Os jovens daquela geração elevaram os soldados brasileiros à categoria das melhores tropas da época e contribuíram para a vitória aliada na Europa”, afirma o diretor Costa. 

Para o jornalista Diego Antonelli, é fundamental cumprir o papel social que cabe ao jornalismo. “Disseminar conhecimento faz parte dessa função da profissão. A proposta é que as pessoas conheçam a história dos brasileiros que foram para a guerra e todas as dificuldades que sofreram antes, durante e depois”, afirma. Gravado com depoimentos de ex-soldados da FEB que já são nonagenários, com a participação de filhos de ex-combatentes e de italianos que eram crianças na época do conflito e que foram ajudadas pelos brasileiros com comida e proteção, V de Vitória procura suprir parte da carência de relatos diretos daqueles que vivenciaram ao vivo e a cores a batalha mais sangrenta da história mundial. 

Serão três episódios que variam de 30 minutos a uma hora cada. Historiadores de destaque na área foram entrevistados. São eles Dennison de Oliveira (Universidade Federal do Paraná) e Francisco Ferraz (Universidade Estadual de Londrina). O documentário também deverá entrar em exibição na Cinemateca de Curitiba no início do próximo ano. Após o lançamento na capital, o documentário será disponibilizado em canal no YouTube.


O Brasil na II Guerra

Foram mandados 25 mil soldados para a guerra, dos quais, mais de 1.500 paranaenses. Em 239 dias de ação, a FEB fez mais de 20 mil prisioneiros alemães, mas, perdeu mais de 451 soldados mortos em combate e aproximadamente 1,6 mil feridos, acidentados e desaparecidos em combate. O front foi o norte da Itália, nos vales dos rios Serchio e Reno.


Outra iniciativas visam preservar a história da FEB

‘V de Vitória’ é um dos projetos que Antonelli e Costa estão elaborando para manter vivos os relatos da participação brasileira na II Guerra Mundial. Há outros dois trabalhos em curso. Uma fanpage no Facebook (www.facebook.com/vdevitoriabr) e um site (www.jornalismodeguerra.wordpress.com). Também está em processo final de edição, o livro “Dias de luta: soldados paranaenses na II Guerra Mundial”. A obra foca na presença dos paranaenses que foram para Europa, bem como na realidade do estado durante o período de Guerra.

Confira o seu horóscopo para este domingo (16/06)

Confira o seu horóscopo para este domingo (16/06)...

Homem morre atropelado após discussão com namorada

Homem morre atropelado após discussão com namorada...

Potencial de consumo da região cresce 45,9%

Potencial de consumo da região cresce 45,9%...

Contra a gordofobia, projeto em PG exalta corpos na arte

Contra a gordofobia, projeto em PG exalta corpos na arte...

Desburocratizar para crescer

Desburocratizar para crescer...

Associação orienta quanto ao atraso do pagamento 

Associação orienta quanto ao atraso do pagamento ...

Capa da edição deste fim de semana (14, 15 e 16/06/2019) do JM

Capa da edição deste fim de semana (14, 15 e 16/06/2019) do JM...

Charge da edição deste fim de semana (14, 15 e 16/06/2019) do JM

Charge da edição deste fim de semana (14, 15 e 16/06/2019) do JM...

Condor anunciará novos investimentos em PG

Condor anunciará novos investimentos em PG...

Ford lança série especial limitada do Ka e Ecosport

Ford lança série especial limitada do Ka e Ecosport...

Como a tecnologia pode impactar o trânsito e a economia?

Como a tecnologia pode impactar o trânsito e a economia?...

Empresários inauguram no sábado aeródromo em Palmeira

Empresários inauguram no sábado aeródromo em Palmeira...

Governo e Tetra Pak discutem logística reversa 

Governo e Tetra Pak discutem logística reversa ...

Mais de 60 vilas de PG ficarão sem água neste domingo

Mais de 60 vilas de PG ficarão sem água neste domingo...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS