PUBLICIDADE

Bonecas de pano estão em alta em PG

Processo de confecção das bonecas pode levar até cinco dias, segundo a artista Rosana Siqueira
Processo de confecção das bonecas pode levar até cinco dias, segundo a artista Rosana Siqueira -

Linhas, agulhas, fitas, alfinetes e tecidos. Separadamente, meros objetos. Mas nas mãos da ponta-grossense Rosana Siqueira eles ganham um novo significado. “A gente dá vida para isso ao transformar em bonecas de pano”, afirma a artista.

Apaixonada por arte, com experiência também na pintura de quadros e “caixinhas”, há três anos o que era um hobby virou uma fonte a mais de renda no orçamento. “Participei de um curso de bonecas em Curitiba há alguns anos e de lá para cá não parei mais”, revela Rosana.

Cada peça leva, em média, cinco dias para ficar pronta. “A técnica envolve a confecção do molde e etapas de costura em máquina e na mão. Também tem a finalização, com a confecção dos detalhes e do vestido”, conta a artista. O preço de partida para a comercialização é de R$ 40.

Apesar de concorrer com os recursos da modernidade, principalmente com os brinquedos que tem na tecnologia a peça chave para entreter, ela acredita que existe espaço para uma proposta mais lúdica de divertimento. “Essa tendência está voltando. As meninas estão optando por essas bonecas por serem ‘fofinhas’, dando até para dormir com elas”, relata a artista.

Outro diferencial é a singularidade de cada boneca. “Cada uma é diferente. Mesmo com o mesmo modelo, elas nunca serão iguais. Esse é o diferencial do artesanato. Em cada uma deixamos a nossa assinatura”, complementa.

Em relação ao resultado final, o brilho nos olhos de Rosana fala por si. “Quando fica pronto é lindo demais. Dá muito orgulho de ver”, conclui.

Casa Leonardo oferece curso

Para os interessados na produção de bonecas de pano, começa na próxima segunda-feira, na Casa Leonardo, em Ponta Grossa, um curso voltado para a confecção das mesmas. A duração será de seis meses, com aulas semanais de três horas. Quem possui noções básicas de costura terá mais facilidade de aprendizado. Maiores informações através dos telefones (42) 32243010 e (42)99150036 (também Whatsapp).

Terapia

Para além dos benefícios financeiros, o artesanato também serve como uma terapia. Pelo menos é o que acredita a artista Rosana Siqueira. “Enquanto você está envolvido com a arte, os problemas desaparecem”, diz. A artista complementa que foi por meio dessa “terapia” que conseguiu superar com mais facilidade a morte do marido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE