PUBLICIDADE

Küller garante agilidade no trâmite dos projetos do Plano Diretor de PG

Propostas devem ser protocoladas na Câmara Municipal na próxima segunda-feira (26), conforme o presidente do Legislativo municipal

O vereador Julio Küller (MDB) é o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa
O vereador Julio Küller (MDB) é o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa -

A tramitação dos projetos que buscam atualizar o Plano Diretor de Ponta Grossa estão prestes a começar na Câmara Municipal. A expectativa é que as propostas sejam protocolados já na próxima segunda-feira (26), segundo afirmou o presidente da Câmara, vereador Julio Küller (MDB), em entrevista exclusiva ao Portal aRede. O parlamentar garantiu que o Legislativo está comprometido em dar celeridade ao processo, considerado fundamental para o desenvolvimento ordenado da cidade.

O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano de um município e serve como base para o crescimento econômico, a expansão imobiliária e o ordenamento da infraestrutura urbana. Em Ponta Grossa, o documento passa por uma revisão que tem sido construída em diálogo entre Executivo e Legislativo, com o objetivo de reduzir o número de emendas durante a tramitação e agilizar sua aprovação.

“Quero elogiar o Executivo por essa sensibilidade de trazer a discussão para a Câmara antes mesmo de protocolar os projetos. Isso permite que os vereadores façam sugestões e ajustes necessários, considerando que somos mais próximos da população”, destacou Julio Küller.

Conforme o presidente da Câmara, esse alinhamento prévio como Executivo foi essencial para sanar dúvidas e antecipar eventuais conflitos. A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) conduziu uma série de reuniões com os vereadores, secretários municipais e técnicos do município para garantir que as demandas do Legislativo fossem contempladas.

“Quando um projeto vem direto do Executivo, costuma receber muitas emendas, às vezes até duplicadas. Esse tempo de discussão foi importante para eliminar esse excesso e garantir que as ideias dos vereadores já estejam dentro do texto final”, explicou Küller.

CELERIDADE DO PROCESSO - Sobre o trâmite na Câmara, o vereador explicou que, regimentalmente, o Executivo pode encaminhar os projetos em regime de urgência, o que obriga a votação em até 30 dias. No entanto, segundo ele, a expectativa é que nem haja essa necessidade formal.

“O entendimento entre os vereadores é que o processo será rápido de qualquer forma, até porque todos já conhecem o texto, já discutimos os pontos mais sensíveis. A agilidade no trâmite é um compromisso do Legislativo”, garantiu.

Ainda segundo Küller, o prazo de 30 dias, quando aplicado, vale para a conclusão das duas discussões necessárias, seja para aprovação ou rejeição das propostas. Mas ele afirma que, com o ambiente de consenso construído, as votações devem ocorrer antes desse prazo.

VOTAÇÃO ATÉ O FIM DE JUNHO - Com o protocolo dos projetos previsto para os próximos dias, a previsão é que o novo Plano Diretor de Ponta Grossa seja votado até o final de junho. Júlio Küller afirmou que esse é um compromisso firmado entre os vereadores e que a Casa está preparada para dar a resposta que a cidade precisa.

“Não tenho dúvidas de que votaremos até o fim de junho. É um compromisso do Legislativo com Ponta Grossa e com o futuro da nossa cidade”, concluiu.

CRESCIMENTO DA CIDADE - O presidente da Câmara também ressaltou a importância da revisão do Plano Diretor diante do atual cenário de crescimento acelerado de Ponta Grossa.

“A cidade cresceu de forma desordenada, e agora é o momento de chegarmos a um consenso para organizar esse desenvolvimento. Esse plano não vai ser algo definitivo. Daqui a dois, três ou cinco anos, se a cidade mudar, será necessário fazer ajustes novamente. O Plano Diretor tem que ser um instrumento vivo”, afirmou.

SÉRIE ESPECIAL - A segunda matéria da série especial sobre o Plano Diretor, publicada na quarta-feira (21), explicou as principais mudanças aue o cidadão ponta-grossense poderá perceber no dia a dia com a atualização das leis do planejamento da cidade. O presidente do Instituto de Planejamento de Ponta Grossa (Iplan), Rafael Mansani, detalhou os principais aspectos que impactarão o munícipe - clique aqui e veja a reportagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE