Ponta Grossa
Com eventos e atrativos naturais, Elizabeth quer fomentar o turismo
A candidata à reeleição destaca que a gestão ampliou infraestrutura e fomento ao setor, concedendo incentivos fiscais e promovendo eventos; plano de governo prevê avanços no turismo rural
Kadu Mendes | 14 de setembro de 2024 - 04:30
A candidata à reeleição para a Prefeitura de Ponta Grossa Elizabeth Schimdt (União), nesta sexta-feira (13), esteve reunida com empresários do setor do turismo e destacou os avanços na área. Nos últimos três anos e meio, Ponta Grossa reforçou as ações de fomento para dinamizar a captação de eventos e potencializar a Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico. Nos últimos três anos, o setor faturou R$ 83, 5 milhões.
A atividade, de grande importância econômica, social e cultural, movimenta a economia local, gerando emprego, renda e também promovendo o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de infraestruturas. Atualmente, Ponta Grossa ocupa o terceiro lugar em pontuação nacional no projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo e quer avançar mais.
De acordo com a candidata à reeleição pela coligação ‘A força da verdade’ (União Brasil/MDB), uma das metas é criar um polo de turismo para motociclistas, motor homes e caravanistas. Recentemente, o município recebeu o evento Rota 01, que reuniu motociclistas de todo o país, promovido pela iniciativa privada. Outros eventos também reuniram milhares de pessoas, como o Festival de Balonismo realizado no Centro de Eventos, e a Caminhada da Natureza.
Com uma natureza abundante, outro caminho é promover atividades rurais que envolvam a comunidade para estimular o turismo rural e de natureza no município. Além disso, o plano de governo de Elizabeth tem como objetivo ampliar a capacidade de promoção do destino a partir da divulgação em feiras, eventos e materiais promocionais, e investir na economia criativa e nos pequenos produtores, com projetos de desenvolvimento.
No plano interno, o objetivo é valorizar o setor do turismo, com a contratação de turismólogos, aumento do número de colaboradores da pasta e, gradativamente, do orçamento da secretaria. Todas as ações visam fortalecer a imagem de Ponta Grossa como um destino seguro, inteligente, estratégico e inovador, por meio de um plano de marketing promocional. “Vamos trabalhar para ser um dos melhores dos únicos municípios do Paraná. Já somos um Destino Turístico Inteligente, agora é só avançar mais”, disse.
Prezando pela transparência, o Diário de Campanha é um espaço que o Grupo aRede concede aos candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa, de forma isonômica, para que todos os postulantes ao Executivo possam divulgar suas ações durante a corrida eleitoral. O intuito do diário é informar a população a respeito dos compromissos dos candidatos em meio a campanha, bem como orientar os eleitores em relação às atividades dos prefeituráveis. Dessa forma, é possibilitado aos cidadãos terem conhecimento das propostas de cada candidato, o que permitirá aos ponta-grossenses fazer uma escolha de voto consciente, em outubro.